EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 4 de abril de 2013

PROJETO VAI RESGATAR MEMÓRIA CULTURAL DOS POVOS DA TRANSAMAZÔNICA

Trata-se de espaços onde as tradições, as danças, o folclore e o conhecimento tradicional serão fortalecidos e expandidos.

A Empresa Norte Energia, responsável pela instalação e operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, planeja construir “Casas de Memória”, para resgatar a história cultural dos povos que habitam a transamazônica e o Xingu. Trata-se de espaços onde as tradições, as danças, o folclore e o conhecimento tradicional serão fortalecidos e expandidos mundo afora.

O início desse trabalho começa com a reunião de todos os envolvidos no processo cultural da região. Pessoas como Maria Djanira, que ganha a chance de compartilhar com outras pessoas, histórias contos e lendas repassados pelos pais, num futuro já distante, em Vitória do Xingu. “Os pais de hoje sabem das histórias, mas os adolescentes, não. Tenho coisas guardadas na memória, anotadas no caderno. E Esse projeto vai me ajudar com que tudo isso não se perca”.

Ela integrou o grupo de 80 pessoas que participaram da III Oficina Participativa do Projeto de Valorização Multicultural. O evento, mantido pela Norte Energia por meio da subcontratada Scientia, contou com representante de Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfirio, Brasil Novo e Anapu. Esta foi a terceira de uma série de encontros que serão realizados até a consolidação da construção das Casas de Memória. Para o historiador Ivair Lessa, que também participou do encontro, o debate entre diferentes agentes dessa memória cultural pode ajudar a manter vivas tradições hoje pouco valorizadas, dada a mistura cultural existente na região. “Projetos como este ajudam a resgatar informações importantes, já quase perdidas no tempo. E só quem ganha com isso é a sociedade”.

O trabalho de valorização da cultura e da memória nos municípios da Transamazônica e do Xingu está entre as ações previstas no Projeto Básico Ambiental (PBA), que lista uma série de ações compensatórias nas áreas de educação, meio ambiente, saúde e responsabilidade social entre os municípios da área de influência da barragem. “As Casas de Memória vão reunir o acervo histórico dessas cidades e pessoas. Na verdade, reunir o que elas têm de mais importante, que são suas histórias”, finalizou Carlos Eduardo Caldarelli, coordenador da Scientia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário