EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 25 de abril de 2013

QUATRO MUNICÍPIOS DA REGIÃO RECEBEM OFICINA DE MUSICA DO PROJETO SOM




Projeto será realizado nas cidades de Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas e Ourilândia do Norte  

O município de Marabá iniciou na segunda-feira, 22, a Semana de Oficina de Música do Projeto Som. Fátima Guedes, Ney Conceição, Toninho Horta, Lucio Vieira, João Castilho, Hamleto Stamato e vários outros grandes músicos participam das oficinas do Projeto SOM – Semana de Oficina de Música, com patrocínio da Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto, que será realizado em quatro cidades do interior do Pará – Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas e Ourilândia do Norte – nos meses de abril e maio de 2013, oferece oficinas musicais gratuitas em várias modalidades, no espaço de uma semana, e vai beneficiar centenas de músicos nessas localidades.

As modalidades oferecidas são violão e guitarra, baixo, piano e teclado, bateria e percussão, sopro e canto. Na cidade de Marabá haverá também uma oficina de prática de conjunto, ministrada pelo músico Toninho Horta. Todas as oficinas acontecem à noite e têm duração média de cinco horas, sempre com uma jam session no final. Para fechar o ciclo de oficinas em cada cidade, um grande show gratuito reunirá instrutores e alunos em uma verdadeira celebração da boa música.

O Projeto SOM, idealizado pelo contrabaixista Ney Conceição e com realização de Suzy Muniz Produções, é um circuito itinerante de oficinas para qualificação e aperfeiçoamento de músicos profissionais, que se destina a preencher a lacuna de oportunidades e espaços para exercício, prática, diálogo, intercâmbio e aperfeiçoamentos de músicos e aspirantes à profissionalização. O piloto do projeto, que aconteceu em agosto de 2011 em Parauapebas, teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Vale.

Os resultados foram superiores ao esperado, o que incentivou sua ampliação para quatro cidades paraenses, na edição 2013. Ney Conceição, o criador do projeto, toca atualmente com Elba Ramalho. Sua longa carreira de shows e gravações inclui vários dos principais artistas da MPB, como João Donato, Chico Buarque, Gilberto Gil, Altamiro Carrilho, Claudio Nucci, João Nogueira, Elza Soares e Zé Kéti, entre outros. Viveu 20 anos entre o Brasil e a Suécia, país onde atuava em casas de shows e bares, no período equivalente ao verão brasileiro. No exterior, acompanhou artistas como Sebastião Tapajós (Argentina e Espanha), Cláudio Dauelsberg (Portugal, Suécia e Suíça) e Robertinho Silva (EUA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário