EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 7 de abril de 2013

SANCLER FERREIRA TOMA POSSE NA AMAT



Além de apresentar sua nova diretoria, entidade ofereceu ciclo de palestras aos gestores da região.

O prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira, foi empossado oficialmente na noite de quinta-feira, 04, como o novo presidente da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás – Amat Carajás, para o biênio 2013/2014. Durante a cerimônia, também foram apresentados o conselho fiscal, o conselho deliberativo e a diretoria de áreas que assumem a gestão da Associação nos próximos dois anos. A cerimônia reuniu mais de 150 convidados no auditório do Hotel Vale do Tocantins, em Marabá. Entre os presentes estavam 25 prefeitos da região e os deputados Arnaldo Jordy, Zequinha Marinho, Wandenkolk Gonçalves, Tetê Santos, Tião Miranda, o presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernandes, o presidente da Associação Comercial e Indústria de Marabá, Gilberto Leite, o secretário de obras, Joaquim Passarinho, e o secretário de saúde, Hélio Franco.  
Na solenidade de abertura as autoridades ressaltaram a região sul e sudeste do estado que vem destacando-se no cenário de desenvolvimento econômico, consequentemente ampliando as oportunidades para a implantação de vários projetos estruturantes na região. Nesse sentido, foram citados os projetos da siderúrgica Aços Laminados do Pará – ALPA, anunciada como grande passo para a verticalização da indústria paraense, que poderá atuar em parceria com a empresa Sinobras, instalada em Marabá, pretendendo movimentar a economia da região com a fabricação e exportação de aço, e garantir a criação de um polo siderúrgico no Pará.
O projeto da derrocagem do Rio Tocantins, no trecho do Pedral de São Lourenço, e a ampliação do Porto de Vila do Conde. A ampliação da Ferrovia Norte-Sul, que vai beneficia alguns municípios próximos que estão com projetos estruturais em andamento, como o grandioso projeto de bauxita e alumina, da Votorantim, no município de Rondon do Pará.
Segundo Sancler Ferreira, a perspectiva da AMAT nesta nova etapa é de identificar a vocação natural de cada um dos 37 municípios associados, assim como suas demandas junto aos governos federal e estadual, além de orientá-los quanto aos melhores investimentos e implantação de políticas pública que gerem desenvolvimento estrutural e econômico da região: “Seja por meio de projetos ou de ações emergências, o que a AMAT vai fazer neste primeiro momento é suprir as demandas dos municípios nas áreas de saúde, saneamento e educação”, afirmou.
Para os próximos dois anos de trabalho a AMAT têm como perspectivas focar no atendimento privilegiado para os gestores, sempre focando no repasse das informações de interesse do município, para capitação de recursos, projetos que visa o desenvolvimento de cada cidade, bem como de toda região.  
 Além de apresentar sua nova diretoria, a AMAT propôs um ciclo de palestras aos gestores municipais, onde foram abordados temas sobre contratos, convênios e programas da Caixa Econômica Federal, apresentados pelo superintendente regional da região, Floriano Kruzy. Também compareceram ao evento os diretores da Rede Celpa Álvaro Bressan e Augusto Dantas, que apresentaram o Programa Luz para Todos; o Secretário de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Márcio Spíndola.
Os gestores também receberam capacitação sobre educação, com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc); saúde, com a participação do secretário de Estado, Hélio Franco e do José Ferreira, assistente técnico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), acessos aos programas dos governos federal e estadual na área de assistência social, com a secretária adjunta de assistência social, Meive Piacesi. O objetivo das palestras é apresentar e esclarecer dúvidas a respeito dos programas estaduais e federais que os municípios podem ter acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário