EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 24 de abril de 2013

USINA DE BELO MONTE RECEBE PILAR DE SUCÇÃO DE UNIDADE GERADORA


Peça possui formato semelhante ao de um casco de navio e é toda revestida em aço.

A entrega do revestimento do pilar de sucção da Unidade Geradora 01 (UG 01), da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará, marcou o início da chegada dos equipamentos eletromecânicos no empreendimento. A peça possui formato semelhante ao de um casco de navio e é toda revestida em aço. “A entrega dessa peça no tempo acordado mostra que a obra cumpre rigorosamente o cronograma estabelecido para a construção de Belo Monte. É, sem dúvida, um marco para a obra”, destacou o Diretor de Engenharia e Construção da Norte Energia, Antônio Kelson.

O pilar de sucção é uma grande estrutura de concreto que contém a força da água depois que ela cai e passa pelas turbinas. Essa contenção é importante para que o retorno da água ao rio seja feito com controle e o mínimo de impacto sobre o leito do canal de fuga. A peça recebida na última quinta-feira, 11/04, protege a parte do pilar mais exposta ao impacto da água, depois de sua queda. “A água que cai também traz impurezas, pedras pequenas e outros elementos estranhos. O ‘nariz de proteção’, como também chamamos essa peça, evita a deterioração ou danificação do pilar”, explicou Ruiter Campos, superintende do sítio Belo Monte.

Esta peça foi construída em Taubaté (SP) e compõe um grupo de peças essenciais ao ciclo de concretagem já iniciado na obra. Os próximos elementos previstos para chegar em Belo Monte são os “anéis de proteção do cotovelo”, que têm função semelhante à do pilar já recebido na obra. “Nesse momento, comemoramos não exatamente a função da peça recebida, mas o marco que essa entrega, feita com sucesso, representa para o projeto”, concluiu o engenheiro Ruiter Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário