EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 24 de maio de 2013

AGRICULTURA CONSERVACIONISTA É TEMA DE SEMINÁRIO EM PARAGOMINAS


O evento é organizado pela Sagri em parceria com a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação

Inicia na manhã desta quinta-feira, dia 23, em Paragominas, o I Seminário sobre Agricultura Conservacionista do Pará. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), em parceria com a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação. O evento se inicia às 8h30, no auditório Inocêncio Oliveira, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, com painéis e palestras ministradas durante todo o dia. Na sexta-feira (24), a programação se encerra com um Dia de Campo, pela parte da manhã.

O seminário tem apoio da Prefeitura Municipal de Paragominas, do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA).

O município de Paragominas foi escolhido para sediar o evento por ter sido o pioneiro no Estado na técnica do plantio direto, sistema diferenciado de manejo de solo que busca diminuir o impacto das máquinas agrícolas na agricultura por meio da manutenção, na área de cultivo, da palha superficial e de restos vegetais de outras culturas, a fim de garantir a cobertura e a proteção dessa área contra processos danosos, como a erosão. Neste processo, o solo só é manipulado no momento do plantio, quando é aberto nele um sulco, onde são depositadas as sementes e fertilizantes.

O titular da Sagri, Hildegardo Nunes, estará presente no primeiro painel do dia, no qual ele falará sobre “Política Agrícola Estadual”. O secretário destacou a importância da adoção do processo de plantio direto na palha. “É importante a adoção desses processos produtivos de tecnologia que preservem o meio ambiente, gerem riquezas e contribuam para a conquista de novos avanços na agricultura familiar”, disse Hildegardo.

O primeiro painel do evento será sobre “Políticas públicas e tecnologias para agricultura conservacionista no estado do Pará”, e terá a participação, além de Hildegardo Nunes, de um representante do Ministério da Agricultura, Produção e Abastecimento (Mapa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental). Os temas serão sobre Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC) e Manejo de Solo para a Produção de Grãos no Pará. Ainda neste painel, serão abordados temas como Práticas de Irrigação, cuja palestra será feita por Alfonso Sleutjes, presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, e Plantio Direto com Qualidade.

À tarde, a partir das 14 horas, no painel 2, serão mostradas experiências de sucesso de plantio direto no Brasil, com a exposição dos casos do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Bahia. No dia 24 haverá um Dia de Campo, no qual os produtores de Paragominas vão mostrar suas experiências com o sistema de plantio direto na palha já adotado por muitos deles em suas fazendas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário