EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 29 de junho de 2013

AMAT ASSINA TERMO PARA ERRADICAR TRABALHO INFANTIL


Norte é a única das cinco grandes regiões onde se registrou um aumento do quantitativo de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos.


A prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher, assinou na tarde de ontem, 26, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar), durante a audiência pública de encerramento da Caravana do Norte Contra o Trabalho Infantil, o Termo de Compromisso para a prevenção e erradicação do trabalho infantil. Na ocasião, a prefeita representou todos os municípios de integração da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás, Amat Carajás.

A Caravana do Norte tem como objetivo articular a sociedade civil e autoridades públicas para fortalecer as ações locais no enfrentamento ao trabalho infantil e definir estratégias de proteção aos direitos de crianças e adolescentes. A mobilização chega ao fim em Belém do Pará, após percorrer os estados de Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins, Amazonas e Acre.

Durante o evento, foi apresentado o cenário do trabalho infantil no Norte, em especial no Pará que no demonstrativo é o Estado com o maior número absoluto de crianças e adolescentes na mesma faixa etária que estavam trabalhando: 180.088 em 2010, o que representa um percentual de 13,6%. No Brasil, entre as crianças e adolescentes ocupados nos serviços domésticos, em 2011, 93, 7% são meninas e 67% delas são negras.

Para a prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher, é necessária a criação de políticas públicas para combater o trabalho doméstico que expõe crianças e adolescentes a esforços físicos e jornadas excessivas e abusivas de trabalho. "Crianças precisam estar na escola, estudar e crescer como criança, para futuramente representarem nossos municípios, nosso estado e nosso país. É preciso investir na educação e em cursos profissionalizantes para os jovens, colocar em prática ações efetivas para estimular o crescimento intelectual e social", disse Cristina.

O Norte é a única das cinco grandes regiões onde se registrou um aumento do quantitativo de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos em situação de trabalho infantil, segundo o Censo de 2010 (IBGE). O Fórum Paraense de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho do Adolescente coordenou as ações da Caravana do Norte no Pará com a realização de atividades de sensibilização em busca de soluções efetivas para acabar com o trabalho doméstico e todo tipo de erradicação infantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário