EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 6 de junho de 2013

ÍNDIOS XINKRINS COBRAM ATENÇÃO DAS AUTORIDADES DE PARAUAPEBAS

Reunião contou com a participação de representantes do MPF e MP, além de lideranças indígenas.  

A comunidade indígena dos Xikrins deverá receber atendimento mais sistematizado a partir das parcerias que estão sendo firmadas entre a Prefeitura de Parauapebas, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público Federal (MPF). O alinhamento entre os órgãos iniciou em uma reunião realizada ontem, no gabinete do prefeito de Parauapebas, Walmir Mariano.

José Omar Arrais, chefe de gabinete, representou a prefeitura no encontro, que contou com as presenças do promotor de justiça Waldernir Bernihi; do MPF, Erick de Belém Oliveira; da Funai, Girlan Pereira, coordenador das relações indígenas da prefeitura, além de vários representantes dos Xikrins.

De todos os serviços que a prefeitura desenvolve junto à comunidade indígena, o representante da Funai garantiu que a instituição irá atuar como parceira, principalmente por meio de orientações e formações, tanto para os índios quanto para os profissionais que lidam com eles, além da realização de futuros convênios para projetos agrícolas e de sustentabilidade.

De acordo com a Prefeitura de Parauapebas, a municipalidade atua na comunidade indígena com apoio em diversos serviços nas áreas de saúde, educação, produção rural e assistência social. De acordo com o chefe de gabinete, a partir desta nova gestão as ações estão sendo mais sistematizadas e integralizadas.

O promotor de justiça Waldernir Bernihi se responsabilizou em fazer contato com o órgão do governo federal que atua diretamente com saúde indígena, para aumentar a oferta desses serviços aos índios de Parauapebas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário