EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 21 de junho de 2013

MOSTRA VICENTE SALES DE CIÊNCIA E CULTURA CHEGA AO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ

Evento conta com a participação de diversas instituições de ensino e pesquisa paraenses, que realizam ações educacionais e científicas nos municípios do Estado. Depois de percorrer seis municípios e reunir mais de 28 mil visitantes, a mostra Vicente Salles de Ciência e Cultura chega ao município de Tucuruí nesta quinta, dia 20, e sexta-feira, 21, encerrando suas atividades do primeiro semestre deste ano. Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a mostra conta com a participação de diversas instituições de ensino e pesquisa paraenses, que realizam ações educacionais e científicas nos municípios do Estado.

A programação em Tucuruí terá 13 palestras, seis seminários e quatro oficinas, além da tradicional exposição ao ar livre, na qual os visitantes poderão interagir com materiais científicos usados em laboratório e observar experimentos químicos e físicos. "A parte mais interessante foi a experiência das reações químicas, porque são coisas que são melhores vendo ao vivo, melhor do que somente ler nos livros" comenta a estudante Larissa Pereira, de 17 anos.

Entre as novidades desta edição da Mostra em Tucuruí está a palestra "Era do Gelo: a vida dos Homens das Cavernas", ministrada pela graduanda de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Pará, Kharen Cristinne. "O objetivo é mostrar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio como era o cotidiano dos homens das cavernas, para que os jovens tenham noção de como era a convivência no mundo há milhões de anos", explica a graduanda.

Outro destaque é a palestra "Mulheres cientistas: Hipatia de Alexandria", ministrada pelo graduando em Física da Universidade Federal do Pará, Rodrigo Vaz. "A intenção é mostrar a história de vida de uma das primeiras mulheres cientistas conhecidas no mundo. Além disso, falo um pouco sobre Astronomia, pois Hepatia foi a cientista que construiu um instrumento que até hoje utilizamos, que é o astrolábio, um equipamento usado para medir a altura dos astros acima do horizonte", afirma o estudante.

A Mostra Vicente Salles de Ciência e Cultura faz parte das ações de divulgação científica que antecedem e preparam a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento anual do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em Belém, a Semana será celebrada por meio da realização da VI Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia, no período de 23 a 25 de outubro.

A programação da Mostra em Tucuruí continuará até às 17h desta sexta, no Ginásio Poliesportivo Moreira Pontes, com visitação gratuita. No segundo semestre, o evento itinerante percorrerá mais cinco cidades, retomando suas atividades em agosto, no município de Acará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário