EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 20 de junho de 2013

PARAUAPEBAS LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Dados oficiais apontam mais de duas mil crianças e adolescentes afetadas com o trabalho infantil.
O município de Parauapebas lançou esta semana, no Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas, a Campanha de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil 2013, intitulada "Trabalho infantil é crime: Denuncie!". O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social, Leudicy Leão; do presidente da Câmara de Vereadores, Josineto Feitosa; do representante do Conselho Municipal de Assistência Social (Comasp), George Augusto; do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), Aldo Lindoso; do coordenador do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Jean Felipe; além de representantes da Promotoria de Justiça do município, ONGs, Conselho Tutelar e outros convidados.

Durante o lançamento da campanha, foram relatadas situações que vêm acontecendo no município e as ações que serão feitas. Segundo explicou Leudicy Leão, o Creas é uma unidade pública de atendimento da Semas que oferta serviços especializados de caráter continuado para famílias e indivíduos vítimas de violação de direitos como violência física, psicológica, negligência, violência sexual, tráfico de pessoas, vivência de trabalho infantil, entre outros.

A secretária informa ainda que a campanha segue o ano todo nas escolas, nos bairros e na zona rural, encorajando as pessoas a denunciarem eventuais abusos contra os direitos da criança e do adolescente. "Sua denúncia será anônima e você estará contribuindo para um país melhor", enfatizou Leudicy Leão.

Cristiane Rezende, coordenadora da Proteção Social Especial (média e alta complexidade), da Semas, apresentou dados do município onde existe mais de duas mil crianças e adolescentes afetadas com o trabalho infantil. "Nossa finalidade é sensibilizar a sociedade para denunciar casos de trabalho infantil e fortalecer a rede de atendimento do município. A criança que trabalha não tem tempo de brincar e nem de estudar, direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a todas as crianças do país", afirmou Cristiane Rezende. Teceram comentários também durante o lançamento da campanha Maria da Guia, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); Jean Felipe, coordenador do Creas; e a assistente social Jurema Ribeiro, todos esclarecendo sobre a importância de articular e fortalecer a rede de atendimento do município, além de desenvolver ações eficientes e eficazes, através de parcerias com instituições governamentais e não governamentais.

Os palestrantes alertaram que o trabalho infantil provoca uma tríplice exclusão: na infância, quando perde a oportunidade de brincar, estudar e aprender; na idade adulta, quando perde oportunidades de trabalho por falta de qualificação profissional; e na velhice, pela consequente falta de condições dignas de sobrevivência. A programação encerrou com uma caminhada junto com os alunos do Centro de Referência da Criança e do Adolescente (Criar), antigo Projeto Pipa; e adolescentes e profissionais da rede de atendimento, saindo de frente do quartel da Polícia Militar e seguindo até a Praça de Eventos, lembrando o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e mostrando à população que ações estão sendo feitas, mas elas precisam do apoio de toda a sociedade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário