EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 6 de junho de 2013

TRÊS EMBAIXADORES EUROPEUS VISITAM PARAGOMINAS

Kess Rade, dos Países Baixos, Svend Nielsen, da Dinamarca e Magnus Robach, da Suécia, vieram ao Pará a convite do Governador Simão Jatene.

Três embaixadores da Europa desembarcaram, na manhã de ontem, em Paragominas para conhecer de perto o projeto “Municípios Verdes”, idealizado pelo ex-prefeito Adnan Demachki. Os embaixadores Kess Rade, dos Países Baixos, Svend Nielsen, da Dinamarca e Magnus Robach, da Suécia, vieram ao Pará a convite do governador Simão Jatene. Além do projeto “Paragominas Município Verde”, os emissários europeus visitam a cidade para conhecer várias ações desenvolvidas na área social do município.

Em Paragominas, os embaixadores foram recepcionados pelo prefeito em exercício, Bosco Gabriel e pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Felipe Zagalo. Na tarde de ontem, as autoridades visitaram o Memorial do Município Verde, no Parque Ambiental, para conhecer a parte teórica do projeto. Na manhã de hoje, a comitiva visita a Fazenda Rancho Fundo, do produtor Pércio Barros de Lima, para conhecer de perto um exemplo de propriedade sustentável.

Entenda o Programa -   Em fevereiro de 2008, o então Prefeito de Paragominas Adnan Demachki firmou o primeiro pacto intersetorial, sem precedentes na história, na área ambiental. Com efeito, o gestor colocou na mesma mesa ruralistas, ambientalistas e sociedade civil organizada e firmou o pacto pelo desmatamento zero em Paragominas. Em seguida, Demachki criou o Projeto Município Verde, reescrevendo a história de Paragominas, que até então era conhecido como a síntese de destruição da Amazônia.

O projeto passou a regularizar as propriedades rurais com o Cadastro Ambiental Rural, implantou educação ambiental para as crianças e jovens nas escolas municipais, incentivou o reflorestamento e a restauração das áreas de Preservação Permanente das propriedades com essências nativas, criou ícones de equipamentos públicos como o parque ambiental municipal e o lago verde, sendo que no período de dois anos o desmatamento foi reduzido drasticamente.  

A iniciativa deu origem a um segundo projeto: o Pacto pelo Produto Legal e Sustentável, visando que toda a produção do Município tivesse o tripé da sustentabilidade, ou seja, economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. O projeto ganhou reconhecimento nacional e internacional. Em março de 2010, Paragominas saiu da lista dos municípios que mais desmatavam a Amazônia. Em novembro do mesmo ano, o Prefeito Adnan Demachki recebeu o prêmio Chico Mendes das mãos da Ministra do Meio Ambiente. Demachki também proferiu inúmeras palestras no eixo Rio e São Paulo, em Oxford, na Inglaterra, e em Estocolmo na Suécia.

 

Em março de 2011 o Governador Simão Jatene copiou o projeto exitoso de Paragominas e criou o programa estadual Municípios Verdes que hoje conta com 95 municípios paraenses seguindo o modelo de Paragominas. Municípios de Rondônia, Mato Grosso e Amazonas também aderiram ao Projeto. Em 2011, a revista Época elegeu Adnan Demachki como umas das cem personalidades mais influentes do Brasil, ao lado de nomes como Aécio Neves e Dilma Roussef. No próximo mês de junho, o projeto de Paragominas ganhará as páginas de uma das maiores publicações mundiais, na revista inglesa The Economista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário