EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 12 de julho de 2013

CARAVANA PRÓ-PAZ LEVA CIDADANIA A ZONA RURAL DE SÃO FÉLIX DO XINGÚ


No Distrito de Taboca, foram emitidas 200 carteiras de trabalho e 500 carteiras de identidade.
Moradores da zona rural do município de São Félix do Xingú receberam esta semana a Caravana Pro-Paz, que está levando vários serviços a cidades do interior do Pará. Após dedicar grande parte da vida ao trabalho na roça e no garimpo, aos 60 anos o maranhense Abílio Almeida Rocha, que há dois anos mora no sul do Pará, realizou, nesta terça-feira (9), um sonho antigo: tirar a primeira carteira de identidade e escrever uma nova história. Ele foi um dos beneficiados pela Caravana Pro Paz Cidadania, que levou, gratuitamente, aos cerca de 20 mil moradores do distrito de Taboca, em São Félix do Xingu, os serviços de emissão de documentos e atendimento jurídico durante todo o dia.

Nascido no município de Santo Antônio da Balsa, no Maranhão, Abílio veio para o Pará para trabalhar no garimpo, apenas com a certidão de nascimento. "Fui criado na roça e infelizmente não tive como estudar. Meus pais morreram quando eu tinha 10 anos, e não me dei conta da importância de ter meus documentos. A vida me ensinou muita coisa, inclusive a importância de ter meus direitos reconhecidos em qualquer lugar, e sem os documentos a gente não é ninguém", afirmou o garimpeiro. Na caravana, além da identidade, ele também fez o primeiro Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Como Abílio, boa parte das pessoas atendidas procurou os serviços da caravana para tirar pela primeira vez os documentos. A lavradora Jandira Gonçalves de Oliveira, 55 anos, foi atrás da carteira de trabalho. Ela contou que procurou a caravana porque precisava do documento para dar entrada na aposentadoria. "Para nós está sendo muito bom. Tem muita gente aqui, como eu, que estava precisando de algum documento", comentou.

Distante cerca de 100 quilômetros da sede municipal, Taboca é o maior dos seis distritos de São Félix. Para chegar até a localidade, são necessárias uma travessia de balsa e mais de duas horas de estrada. Para o caminhoneiro Lecione Silva, 39, e a esposa Elisângela Conceição, 24, que tiraram o registro da pequena Rayana, de 8 meses, na caravana, os serviços vieram em boa hora. "Há mais de cinco anos que não tem uma ação dessa aqui, e muita gente não tem como ir até o centro. Além de não gastarmos nada, foi muito mais rápido", afirmou Elisângela. Em Taboca, todos os serviços da caravana foram concentrados na Escola Globo Verde. Cerca de 200 carteiras de trabalho e 500 identidades foram levadas pela equipe do Pro Paz para a ação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário