EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 26 de julho de 2013

CEAP E ICMBIO MINISTRAM CURSO DE PROFESSOR AMBIENTALISTA EM PARAUAPEBAS


Curso é gratuito e habilita o professor para desenvolver aulas práticas na Floresta Nacional de Carajás.
 
O Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), iniciou na segunda-feira (22) o Projeto de Formação de Professores em Educação Ambiental e Cidadania. O auditório do ICMBio acomodou os 33 novos participantes do curso, que também foi realizado com o apoio do Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade Federal do Pará (Neam) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), e deverá ser concluído em janeiro de 2014.
De acordo com a coordenadora do Ceap, Alessandra Amorim, o curso é totalmente gratuito e habilita o professor para desenvolver aulas práticas na Floresta Nacional de Carajás e entorno. “O curso terá módulos teóricos e práticos com visitas à Floresta Nacional de Carajás, Serra Pelada e outras reservas”, declarou a coordenadora.
Alzenira de Lima, educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), afirmou que “essa é uma ótima oportunidade para mim, enquanto educadora, aprender com ótimos profissionais dessas instituições”. A formação vai capacitar o profissional em assuntos politico-socioambientais, enfatizando as problemáticas regionais através de debates de educação ambiental. Ao final do curso, os participantes receberão certificado expedido pela Ufra.
Em busca da legalização e credenciamento de empresas que retiram areia dos rios de Marabá, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem fiscalizado, desde o inicio do ano, todas as embarcações que exercem essa atividade. “os mantido um controle rígido na fiscalização. A Semma tem três departamentos que vão desde o credenciamento, passando pelo atendimento ao cidadão até chegar à fiscalização. Nosso compromisso é tornar ainda mais rigoroso o controle dessa atividade”, esclareceu o secretário de Meio Ambiente, Carlos Brito.
O secretário também alertou donos e condutores das embarcações para que portem sempre a licença ambiental concedida pela Prefeitura. “Lugar da licença é no local de operação e não nos escritórios”, disse Brito. Ele avisou também que durante as fiscalizações, comprovada a ausência da licença, as embarcações e veículos serão apreendidos. Para deixar clara a orientação, uma reunião com todas as empresas desse ramo está sendo articulada e a data e local serão em breve anunciados pela Semma. “Não queremos que paire a menor dúvida sobre nossos procedimentos, para que ninguém alegue, depois, que desconhecia o assunto”, afirma o secretário de Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário