EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 12 de julho de 2013

INSTITUTO FLORESTAL REALIZA OFICINA PARA AGRICULTORES FAMILIARES EM MARABÁ

Ação faz parte do convênio entre o Ideflor e a Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento 26 de Março.

Agricultores familiares do Projeto de Assentamento 26 de Março participam da Oficina sobre Sistemas Agroflorestais (SAF’s), promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) no município de Marabá. Palestras, atividades práticas e intercâmbio de experiências bem sucedidas no município de Tomé-açu foram as metodologias utilizadas para difundir conhecimentos técnicos sobre SAF's junto aos agricultores durante a programação que encerra nesta sexta-feira, 12.

A ação faz parte do convênio entre o Ideflor e a Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento 26 de Março (Aproterra), que tem como objetivo principal a implantação de seis unidades demonstrativas de SAF's no PA 26 de Março, com um hectare cada. "Esse é um projeto piloto de recuperação de áreas alteradas, com enfoque agroecológico", explica Cleberson Salomão, gerente regional do Ideflor em Marabá.

Durante a oficina, os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer e discutir conceitos relacionados à SAF's, a importância da prática para a agricultura familiar e as etapas que compõem a implantação de um SAF, que vai desde a definição de espécies, preparo de área, produção de mudas e definição de arranjos produtivos, até a comercialização da produção.

Para Salomão, a oficina vem contribuir com o planejamento de cada agricultor envolvido no projeto. "Os agricultores receberam orientação de como implantar uma unidade demonstrativa de SAF's e fortalecer o entendimento de que é possível se praticar uma agricultura familiar pautada nos critérios da sustentabilidade social, ambiental e econômica", conta.

No encerramento da oficina os agricultores participarão de um intercâmbio no município de Tomé-Açu que inclui visita a propriedades agrícolas "Essas experiências vão servir como fator de motivação para os agricultores na hora de implantarem seus cultivos", diz Salomão. O intercâmbio contempla, ainda, uma visita às instalações da Cooperativa Mista de Tomé-Açu (Camta) e à unidade de beneficiamento de óleos vegetais.

Um comentário:

  1. Caro Amigo EVANDRO CORRÊA,Divulgue Algo Relativo ao PRIMEIRO PREFEITO ELEITO EM ULIANÓPOLIS-PARÁ....o Sr.RUMÃO FREIRE GAMA.......Abraços!!!

    ResponderExcluir