EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 19 de julho de 2013

SÃO FÉLIX DO XINGU VAI INSTALAR DUAS AGROINDUSTRIAS PARA BENEFICIAR FRUTAS


As fábricas, que adotarão o modelo de associativismo, vão beneficiar diretamente 45 famílias.

O escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará, Emater, em São Felix do Xingu, no sudeste do Pará, já começou os trabalhos de preparação para a implantação das duas primeiras agroindústrias de beneficiamento de frutas e de leite do município. As fábricas, que adotarão o modelo de associativismo, vão beneficiar diretamente 45 famílias. O projeto técnico deverá ser apresentado até setembro ao Banco da Amazônia, a quem caberá financiar o empreendimento.

As agroindústrias serão instaladas na comunidade Tancredo Neves e chegam para atender a demanda existente no município. No caso da agroindústria de leite, ela contemplará diretamente a produção de quatro famílias de agricultores que fornecem queijo muçarela para o estado vizinho do Tocantins. Para as famílias que estarão diretamente envolvidas no beneficiamento das frutas, a Emater, já começou a aplicar as primeiras capacitações. Um curso direcionado para 30 participantes, todos agricultores familiares, ensinou as boas práticas de manipulação, fabricação, higiene e qualidade do produto.

Para a agroindústria de beneficiamento de leite, a Emater também capacitará as famílias que estarão diretamente envolvidas na produção. A empresa oferece aos agricultores familiares que irão integrar o processo de beneficiamento a assistência técnica para o manejo do rebanho e já está em vias de implantar o pastejo rotacionado junto às quatro famílias exportadoras da muçarela. A tecnologia pretende reduzir em 70% a área utilizada pelo rebanho, além de aproveitar o capim, a facilidade para o manejo dos animais e a identificação daqueles com maior potencial”, disse Antonio Oliveira, médico veterinário da Emater. Para diminuir os custos com a alimentação do rebanho, a Emater vai orientar a utilização de ração fabricada à base de cana, uréia e silagem de milho. A ideia é diminuir os custos em pelo menos 30%. A ração será introduzida durante o período de estiagem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário