EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 13 de agosto de 2013

COMUNIDADES RURAIS DE RIO MARIA RECEBEM RECURSOS DO PRONAF

Projetos técnicos foram financiados pelo Banco do Brasil, para beneficiar a cadeia produtiva da mandioca.

Trinta e uma famílias de oito comunidades rurais de Rio Maria, no sudeste paraense, já começaram a receber recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os créditos vão de R$ 2,5 mil a R$ 7 mil. Os projetos técnicos, assinados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), foram financiados pelo Banco do Brasil, para beneficiar a cadeia produtiva da mandioca.

O objetivo é permitir que os agricultores façam o plantio baseado em técnicas desenvolvidas pela Emater para a produção de farinha. Hoje, por cada hectare de área plantado em Rio Maria, são colhidas no máximo doze toneladas de raiz. A expectativa é aumentar a produtividade da lavoura para 30 toneladas de raiz por hectare. “Também queremos ampliar a área de produção para 100 hectares”, diz o técnico da Emater, Claudio Couto.

Segundo a Emater, toda a mandioca produzida no município tem mercado garantido. Rio Maria tem hoje uma cooperativa de beneficiamento do produto, com capacidade diária de produção de 40 sacos, mas ainda falta matéria-prima. As famílias beneficiadas com o Pronaf continuarão sendo assistidas pela Emater, agora para o preparo das áreas de plantio, escolha das sementes, produção e comercialização. Segundo o técnico, o projeto será desenvolvido baseado nos princípios da sustentabilidade, soberania e segurança alimentar e nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário