EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

GESTORES DE MATO GROSSO CONHECEM MUNICÍPIOS VERDES


Prefeitos e secretários de meio ambiente querem copiar projeto idealizado em Paragominas.

Gestores e secretários municipais de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso participaram ontem em Belém de uma reunião com autoridades paraenses envolvidas no Programa Municípios Verdes, que foi idealizado em 2010 em Paragominas e que se transformou em um Programa do Governo do Pará. Os prefeitos mato-grossenses foram recebidos no Centro Integrado de Governo, CIG, pelo idealizador do Projeto, o ex-prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, pelos secretários estaduais Sidney Rosa e Justiniano Neto e por representantes do Ibama e do Imazon.

Os gestores vieram representando os municípios de Cuiabá, Sinop, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Paranaita, Itauba, Cotriguaçu, Querência, Canarana e Brasília, todos no Estado do Mato Grosso.
Os prefeitos vieram ao Pará para conhecer detalhes do programa Municípios Verdes visando implementá-lo nos municípios do Estado vizinho. Hoje, as autoridades chegam ao município de Paragominas, cidade que já registrou altos índices de desmatamento e que reescreveu sua história, se transformando em modelo de sustentabilidade. 

Para a reportagem de O Liberal, Justiniano Neto, titular da Secretaria dos Municípios Verdes, disse que a visita está possibilitando aos prefeitos e secretários de Mato Grosso a oportunidade de conhecer in loco as propostas e ferramentas do Programa. “Esperamos que a exemplar experiência de Paragominas possa subsidiar estes novos parceiros a estender a ideia para outras regiões do Brasil”. Disse Justiniano.

O Programa -   Em fevereiro de 2008, o então Prefeito de Paragominas Adnan Demachki firmou o primeiro pacto intersetorial, sem precedentes na história, na área ambiental. O gestor colocou na mesma mesa ruralistas, ambientalistas e sociedade civil organizada e firmou o pacto pelo desmatamento zero em Paragominas. Em seguida, Demachki criou o Projeto Município Verde, reescrevendo a história de Paragominas, que até então era conhecido como a síntese de destruição da Amazônia.

A iniciativa deu origem a um segundo projeto: o Pacto pelo Produto Legal e Sustentável, que ganhou reconhecimento nacional e internacional. Em março de 2010, Paragominas saiu da lista dos municípios que mais desmatavam a Amazônia. Em novembro do mesmo ano, o Prefeito Adnan Demachki recebeu o prêmio Chico Mendes das mãos da Ministra do Meio Ambiente. Demachki e também proferiu inúmeras palestras no eixo Rio e São Paulo, em Oxford, na Inglaterra, e em Estocolmo na Suécia.

Em março de 2011 o Governador Simão Jatene copiou o projeto exitoso de Paragominas e criou o programa estadual Municípios Verdes que hoje conta com 97 municípios paraenses seguindo o modelo de Paragominas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário