EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

MUNICÍPIO DE MEDICILÂNDIA ENCERROU QUARTA EDIÇÃO DO CACAU FEST




 
Evento mostra ao mundo potencial agrícola da Transamazônica, onde é cultivada uma das melhores amêndoas do fruto, em todo o Brasil.

Encerrou-se no final de semana a quarta edição do Cacau Fest, evento que mostra ao mundo o potencial agrícola e a qualidade da amêndoa de cacau cultivada em muitas cidades da Transamazônica. A festa acontece em Medicilândia, Capital Nacional do Cacau e responsável por 50% de todo o fruto produzido no Pará. Dados da Polícia Militar confirmam que cerca de dez mil pessoas passaram por Medicilândia, durante os cinco dias de evento. O encerramento aconteceu no último sábado, quando também foi realizado um dos momentos mais esperados da festa: o Campeonato Nacional de Quebra de Cacau. A prova reúne equipes que disputam entre si na agilidade, organização e quantidade de cacau quebrado para retirada de amêndoas. Mais do que oferecer atrações artísticas e culturais, o Cacau Fest é uma forma de aprimorar conhecimentos sobre a atividade cacaueira.

Espaços de articulação, intercâmbio, exposições e debates foram montados em plena Praça da Amizade. Também havia estandes para esclarecer sobre crédito rural, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Legislação Ambiental direcionada ao agricultor familiar e ao pequeno agricultor. Informações sobre como combater a praga conhecida como “vassoura de bruxa”, letal à plantação de cacau, também foram disponibilizadas durante todo o evento. “É uma festa bonita, criada inicialmente para suprir necessidades específicas do agricultor de Medicilândia, mas que hoje mostra ao mundo o potencial de toda uma região”, explicou o presidente da Cooperativa dos Produtores de Cacau Orgânico de Medicilândia, Darcírio Vronsk. Desde 2008, a entidade dirigida por ele já exporta matéria-prima para a Áustria, Espanha e, a partir deste ano, Holanda.

Em 2013, o Cacau Fest aconteceu na área urbana de Medicilândia, na Praça da Amizade. O ritmo de produção do produto na região da Transamazônica cria expectativas promissoras. A estimativa é que até 2014 o Pará ultrapasse a Bahia e se torne o maior produtor de cacau do Brasil. “Para nós, produtores de cacau, este evento é a forma mais adequada de mostrar ao país, ao mundo, o que de bom é produzido nessa região. Apesar de toda necessidade de tecnologia que ainda temos, é possível fazer uma festa bonita e que segue no rumo certo”, definiu Élido Trevisam, que desde 1977 trabalha na produção de cacau em Medicilândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário