EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

OBSERVATÓRIO CONFIRMA TREMOR EM REDENÇÃO

 

Fenômeno durou aproximadamente 10 minutos. Causas estão sendo investigadas.

O Observatório Sismológico da UNB, Universidade Nacional de Brasília, confirmou na tarde de ontem o abalo Sísmico ocorrido na manhã de domingo, 11, por volta de meio dia no município de Redenção, no sul do Pará. Informações preliminares apontam para um evento de causas naturais que atingiu a magnitude de 4,9, considerado bastante significativo pela UNB. Outros estudos ainda serão feitos para apontar as causas do terremoto. O terremoto deixou claro que o monitoramento ainda é precário em território paraense, sendo que o sismógrafo mais próximo é o da Hidrelétrica de Tucuruí, que envia os dados para análise em Brasília.

De acordo com relatos dos moradores de Redenção, o tremor de terra teve a duração de aproximadamente 10 minutos. “Estava sentado na mesa esperando o almoço quando sentimos tremer. Nossa funcionária ligou para a minha esposa dizendo que também tinha sentido o tremor. Resolvi ligar para alguns amigos e eles também disseram que tinham sentido”, disse José Raimundo, funcionário público.

Alexandre Sabino, de 33 anos, diz que população de outros municípios também sentiram o tremor. “A gente sentiu por volta do meio dia. Tremeu toda a minha casa, pensei que fosse cair. Falei com alguns amigos de Pau D’Arco, distante 23 quilômetros de Redenção e eles também sentiram. Outros de Sapucaia também relataram o tremor”, contou.

As causas do tremor ainda são desconhecidas, mas segundo o geógrafo Demilson Santos o mais provável é tenha ocorrido um abalo sísmico na cidade. “As acomodações das placas tectônicas debaixo da Terra podem gerar abalos, já que elas estão se acomodando o tempo inteiro”, disse o geógrafo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário