EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 31 de agosto de 2013

PACTO VAI INVESTIR MAIS DE 1 BILHÃO EM ESCOLAS DE TUCURUI

Investimentos serão acompanhados diretamente pelo Comitê Regional de seis municípios.

O Pacto pela Educação do Pará promoveu ontem, no Espaço Elite, em Tucuruí, a instalação do Comitê Gestor da Região de Integração “Lago de Tucuruí”, que ficará responsável, entre outras ações, por acompanhar a implementação de programas e projetos do Pacto, que prevê um investimento de quase R$ 1 bilhão na Rede Estadual Ensino até 2017, nas escolas estaduais localizadas na região e identificar pontos de atenção, mantendo comunicação direta com o Comitê Estadual do Pacto. O pacto é um esforço liderado pelo governo do Estado que tem a integração de diferentes setores e níveis de governo, comunidade escolar, sociedade civil organizada, iniciativa privada e organismos internacionais, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no Pará. A meta principal é elevar o Índice de Educação Básica (Ideb) do Pará em 30% até o ano de 2017.

Participaram do evento o secretário adjunto de ensino da Seduc, professor Licurgo Brito, e a diretora do Instituto Synergos no Brasil, Wanda Engel. O Comitê Regional do Pacto é composto por dois representantes da Seduc, um secretário municipal de Educação, um secretário municipal de Assistência Social, um representante de empresa parceira do Pacto, um representante da sociedade civil e um representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira, afirma que o Pacto trará grandes benefícios para as escolas dos municípios de integração da região do Lago. “Esta iniciativa vai melhorar ainda mais a qualidade da educação oferecida aos nossos estudantes”. Pontuou Sancler. Os investimentos nas escolas estaduais da região do Lago do Tucuruí serão acompanhados diretamente pelo Comitê Regional nos seis municípios: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.

Dentre os objetivos do Pacto Pela Educação no Pará estão, aumentar o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental; melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio; investir na qualificação dos profissionais da educação; renovar a estrutura física das escolas e melhorar os recursos didáticos pedagógicos utilizados em sala de aula. Além disso, estão previstas a ampliação e reforma, para o ano de 2013, das seguintes escolas estaduais: Ana Pontes Francez, Albertina Barreiros, Brasil Tropical, Izabel Maracaipe, Getúlio Vargas, Anexo Santa Teresinha, Tomé de Souza, Uberalina Carvalho de Aragão, Maria da Glória Rodrigues Paixão Maria Irany Rodrigues da Silva, Severo Alves e Papa Paulo VI, além da construção de três novas escolas de ensino médio.

A presidente do comitê e gestora da 16ª Unidade Regional de Educação (URE), Sônia Santos, disse que acredita na educação e por isso aceitou participar do programa. “É muito importante estar contribuindo para o desenvolvimento da educação no Pará, pois é um importante momento para transformar a educação. É um trabalho em conjunto e assim vamos alcançar as metas do Pacto Pela Educação” afirmou.

A programação do Pacto pela Educação do Pará em Tucuruí também teve a apresentação dos programas e projetos aos prefeitos e secretários municipais de educação e de assistência social de todos os municípios da região do Lago de Tucuruí. Na ocasião, os municípios de Goianésia do Pará e Novo Repartimento aderiram ao pacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário