EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PROCON FISCALIZA PRAIAS EM MARABÁ



 Ação aconteceu nos núcleos Marabá Pioneira e Nova Marabá, se estendendo também às praias do Geladinho e Tucunaré.

No primeiro fim de semana de agosto, bares, restaurantes, casas noturnas e barracas que vendem alimentos nos balneários de Marabá receberam a visita dos fiscais do órgão. A ação aconteceu nos núcleos Marabá Pioneira e Nova Marabá, se estendendo também às praias do Geladinho e Tucunaré. A equipe de fiscalização priorizou as áreas com maior número de denúncias por parte de clientes. A maior reclamação diz respeito à obrigatoriedade do pagamento dos 10% de gorjeta, que alguns estabelecimentos chegam a incluir na conta – o que é proibido. 

Outra reclamação diz respeito à cobrança do chamado couvert artístico. Bares e restaurantes não podem cobrar essa taxa sem informar previamente ao consumidor.A limpeza de cozinhas e toaletes, além da manipulação correta dos alimentos também foram aspectos avaliados pela equipe de fiscalização. Nas praias, foram encontrados locais onde estava enterrada grande quantidade de óleo, utilizado nas cozinhas das barracas. 

Nessas ocorrências, de forma educativa, a equipe de fiscalização orientou os vendedores a reutilizar o óleo descartado para fabricação de sabão, que por sua vez, será utilizado nas próprias barracas.
Ao todo, foram fiscalizados 36 estabelecimentos e 12 advertências foram lavradas. Após um período de 30 dias, uma nova inspeção será realizada e, se encontrados os mesmos problemas, os proprietários dos estabelecimentos serão novamente advertidos. Caso não sanem os problemas detectados, ficarão sujeitos a penalidades que vão desde multa até o fechamento do estabelecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário