EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 11 de agosto de 2013

RONDON DO PARÁ ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO


 
 
 
 
Secretário Estadual de Produção, David Leal, visitou esta semana o Projeto Alumina Rondon.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e de Mineração, David Leal, assinou, na quinta-feira, 08, no município de Rondon do Pará Termo de Cooperação do Programa da Rede Paraense de Atração de Investimentos. A iniciativa fortalece e justifica a política do Governo do Estado em investir na vocação produtiva do Pará. O Secretário e comitiva de técnicos do órgão foram recepcionados pela prefeita Cristina Malcher e por empresários, políticos e representantes da sociedade civil organizada.

Na sexta-feira, 09, a comitiva visitou, na região Santa Lúcia, local onde será instalada, futuramente, uma planta de refinaria de alumínio da Votorantim Metais, a primeira do grupo empresarial na região Norte do Brasil, percorrendo uma área, no entendimento da gestão municipal, propícia à instalação de um Distrito Industrial na localidade.

A equipe da Seicom, reuniu, na noite de quinta-feira, 08, no auditório do Palace Hotel, com empresários da região, para a troca de ideias, a partir dos projetos que vem sendo avaliados pelo governo do Estado com base nas potencialidades do município para os setores de indústria, comércio e mineração.  

A Votorantim Metais vai explorar a bauxita no município, a partir de 2016. Com o processamento da matéria-prima, em refinaria, a empresa irá fornecer alumina para a indústria de alumínio. O investimento é da ordem de R$ 5,6 bilhões, com promessa de geração 6 mil empregos na fase de implantação e 1.600 na operação. A mineradora já está instalada na região e trabalha, no momento, pela liberação das licenças ambientais.

O projeto Alumina Rondon é o primeiro investimento desse tipo da Votorantim no Pará. Desde 2006 a empresa realiza pesquisa quanto ao potencial de exploração de bauxita na região de Paragominas. A empresa descobriu que a reserva mineral estudada na região tem potencial acima de 1 bilhão de toneladas de bauxita. A área industrial do projeto é de cerca de 300 hectares, incluindo a instalação de escritórios e áreas de apoio, tais como refeitórios, centro de treinamento, laboratório e estrutura auxiliar. A área industrial será composta por: britagem, beneficiamento, refinaria e co-geração e os sistemas de disposição de resíduos (rejeito da bauxita e resíduo da refinaria de alumina).

Segundo o diretor de sustentabilidade da Alumina Rondon, Sérgio Oliveira, um dos desafios no momento em relação à cidade é conseguir integrar a população local ao projeto fornecendo postos de trabalho e, para isso, é necessário qualificar a mão de obra. A empresa está firmando acordos com entidades parceiras para conseguir oferecer essa qualificação. A empresa insiste de que dará preferência para as contratações locais. Quanto à sustentabilidade do projeto, um dos diferenciais seria a geração auto-sustentável de energia elétrica, com utilização de coque de petróleo, carvão mineral e biomassa. Também é prometido baixo consumo de água. É que o resíduo será filtrado e o líquido será recuperado, retornando para o processo industrial. A logística pensada para o transporte da alumina envolve a utilização da BR-222 e BR-010, a Belém-Brasília, além de rodovia estadual até Barcarena, onde ocorrerá o embarque em navios no porto de Vila do Conde.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário