EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 20 de agosto de 2013

UEPA OFERECE CURSO DE COLHEITA E PRODUÇÃO DE MUDAS EM MARABÁ

São ofertadas 40 vagas para os cursos de Engenharia Florestal Ambiental e Licenciatura Intercultural Indígena.

O campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no município de Marabá, na região sudeste, realiza a partir de hoje, o I Curso de Colheita de Sementes e Produção de Mudas de Espécies Florestais para Recuperação de Áreas Degradadas e Reserva Legal na Amazônia. A iniciativa tem a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental), por meio do Projeto Arco Verde, e prossegue até quinta-feira (22), no próprio campus da Universidade, localizado no bairro Amapá.

Os interessados ainda podem se inscrever na secretaria acadêmica do campus, preenchendo um formulário e pagando a taxa, no valor de R$ 20,00. São ofertadas 40 vagas para os cursos de Engenharia Florestal e Ambiental e Licenciatura Intercultural Indígena, e ainda para técnicos da área, engenheiros florestais e agrônomos, assentados e comunidades do entorno do município.

O evento faz parte do Programa de Extensão “Introdução da Pesquisa Florestal nos Cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará – Marabá”, e será marcado também pela participação dos estudantes da primeira turma de Engenharia Florestal da região sudeste do Pará, iniciada este ano.

A programação inclui aulas teóricas e práticas, nas quais os alunos terão a oportunidade de vivenciar técnicas de coleta e plantio. Uma delas será realizada na Fundação Zoobotânica de Marabá, um dos poucos remanescentes florestais dentro da cidade. Os estudantes também terão contato com a realidade de projetos de assentamentos rurais, onde farão práticas de plantio.

Um dos destaques da programação é a participação da coordenadora do Laboratório de Sementes Florestais da Embrapa, Noemi Vianna. Pesquisadora e engenheira florestal com mais de 30 anos de atuação na Amazônia, Noemi ministra a parte teórica do curso, do qual é coordenadora técnica ao lado do coordenador do Campus da Uepa em Marabá, professor Seidel Santos. Segundo ele, o curso em parceria com a Embrapa tem o objetivo de produzir mudas de espécies florestais para programas de reflorestamento. “Marabá é o segundo município mais desmatado da região amazônica, e essas ações são importantes para minimizar os impactos causados pelo desmatamento, além de fomentar a pesquisa e as ações de extensão na área de estudos florestais”, contou o professor.

Seidel Santos adiantou que durante o curso será doado ao Campus da Uepa em Marabá um kit com equipamentos específicos para a colheita de sementes, trabalho que inclui escalada e rapel. A parceria da Uepa com a Embrapa em Marabá vai além do I Curso de Colheita de Sementes. Desde o ano passado, as duas instituições vêm realizando estratégias para a conservação da biodiversidade da região, entre elas o I Seminário de Arborização da Cidade de Marabá, em abril, e o I Workshop de Tecnologias para a Reposição Florestal no sudeste do Pará. As duas iniciativas tiveram o objetivo de fomentar o reflorestamento e conservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário