EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

APENADOS DE ALTAMIRA SERÃO BENEFICIADOS COM O PROJETO COMEÇAR DE NOVO

Presos estão exercendo atividade remunerada na construção civil, em fábrica de refrigerante e em estabelecimentos comerciais da cidade.

Cerca de 100 presos que cumprem pena em regime semiaberto, na Comarca de Altamira, já foram inseridos no mercado de trabalho através do projeto Começar de Novo, cujo objetivo é reinserir apenados e egressos na sociedade. Os participantes do programa exercem atividade remunerada na construção civil, em fábrica de refrigerante e em estabelecimentos comerciais da cidade.

O juiz Luiz Trindade Júnior, da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Altamira, com competência também para a Execução Penal, explica que, frequentemente, com a companhia do promotor Rodrigo Aquino Silva, comparece aos locais de trabalho dos presos com a finalidade de avaliar o desempenho deles, assim como avaliar o grau de satisfação do empregador com o serviço executado pelo apenado. “A visita objetiva verificar se o apenado realmente tem comparecido ao emprego, avaliar o relacionamento do apenado com os demais empregados, se o retorno ao cárcere tem sido observado nos horários determinados, e, por fim, se o apenado está sendo preparado para o convívio social”, explicou.

Segundo o magistrado, apenas 10% do total de presos participantes do programa cometeram algum tipo de irregularidade, o que pode resultar em revogação do benefício. Pelo programa, para cada três dias trabalhados, o preso tem um dia de pena diminuída. O programa foi criado em 2009 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de promover ações de reinserção social de presos, egressos do sistema carcerário e de cumpridores de medidas e penas alternativas.

No TJPA, o projeto foi implementado pela Portaria nº 2702/2009-GPO, sendo voltado à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil, com o propósito de promover ações de desenvolvimento sócio-cultural, capacitação e qualificação profissional, e de empregabilidade para presos e egressos do Sistema Carcerário, de modo a concretizar a inclusão cidadã e promover a redução da reincidência criminal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário