EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA FISCALIZA COMERCIO NOTURNO DE ALIMENTOS

Fiscalização acontece em todos os ambientes que originam produtos alimentícios e farmacêuticos.

Desde o dia 27 de agosto mais de 200 estabelecimentos foram visitados pelos fiscais da Secretaria Municipal de Saúde/Divisa – Divisão de Vigilância Sanitária –, com objetivo de monitorar o comércio noturno em geral, visando prevenir riscos à saúde do consumidor marabaense. A ação que acontece em toda a cidade vai até 21 de dezembro desde ano.

O trabalho visa ainda orientar manipuladores e consumidores a respeito do destino adequado do lixo produzido nos locais de venda, consumo e manipulação de alimentos e na observância da validade dos gêneros.

Segundo a coordenadora da Divisa, enfermeira Ruth Chaves, estão sujeitos à fiscalização noturna as praças de alimentação, bares, restaurantes, farmácias e drogarias, hotéis, casas noturnas e academias, ou seja, todos os ambientes que originam produtos alimentícios e farmacêuticos no comércio noturno de Marabá.

Até o final da tarde de ontem, cerca de 210 locais foram visitados, com destaque para 168 pontos de venda de alimentos; 20 hotéis; 08 dormitórios e 06 academias. Ainda na área urbana, no período diurno, o foco da fiscalização está nos açougues de Marabá, para que não relaxem quanto à higiene pessoal e do ambiente, assim como a origem da carne, que deve obrigatoriamente ter o selo de inspeção sanitária.

Zona rural – Trabalho semelhante, durante expediente diurno, acontece na zona rural de Marabá, objetivando oferecer às comunidades mais distantes do centro urbano condições sanitárias mínimas, adequando o consumo de bens e serviços relacionados à saúde.

Neste âmbito, 33 vilas foram visitadas, mas essa fiscalização se estenderá ao primeiro semestre de 2014, diante do número de localidades a serem fiscalizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário