EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

EMPRESA ENTREGA AO IBAMA ESTRUTURA PARA FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALTAMIRA

Instituto recebeu da Norte Energia duas casas, dois trailers e um galpão.

Dando continuidade ao atendimento das condicionantes e à transparência da obra da Usina Hidrelétrica Belo Monte, neste mês de setembro a Norte Energia entrega ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) cinco estruturas que irão auxiliar na fiscalização ambiental da região. São duas casas, dois trailers e um galpão de 2 mil m2 instalado numa área de 30 mil m2 que servirão de postos de fiscalização e locais de armazenamento de mercadorias, equipamentos e madeira apreendida em operações ilegais ocorridas na área de influência da UHE Belo Monte.

“Estamos garantindo a transparência na obra de Belo Monte, além de assegurar a preservação ambiental da região. É uma garantia de que todo procedimento da Norte Energia é feito dentro da legalidade e da ética e ter o Ibama fiscalizando tudo o que fazemos nos traz tranquilidade”, diz o gerente de gestão ambiental, Antônio Neto. Os postos, dois fixos e dois móveis, fiscalizarão não só a madeira retirada durante a implantação do empreendimento da Norte Energia, mas principalmente todas as ações ambientais do entorno da obra.

A montagem e entrega das estruturas fazem parte das ações condicionantes que a Norte Energia se comprometeu a realizar em virtude das obras da UHE. Faz parte de um acordo de cooperação técnica com o Ibama para as ações de fiscalização na região do Xingu. O próprio Instituto realizou uma vistoria no local e identificou a área onde fica situado o galpão – Travessão 27, próximo do canal – como estratégica.

“O local foi escolhido por sua distância ideal para fiscalizar não só a obra de Belo Monte, mas também crimes ambientais que infelizmente acontecem junto com o projeto. Isso traz mais lisura e credibilidade no processo de licenciamento da obra pelo Ibama”, explica Paulo Maués, chefe de núcleo de fiscalização ambiental do Ibama no estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário