EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 15 de setembro de 2013

ESCOLAS DA CAPITAL IRÃO RECEBER EXPOSIÇÃO ITINERANTE “CIRCUITO DE MINERAÇÃO”

Projeto apresenta como os minérios produzidos pela Vale no Pará estão presentes no dia a dia das pessoas

Dez escolas públicas e particulares de Belém recebem nesta e na próxima semana a exposição itinerante “Circuito Mineração", que apresenta como os minérios produzidos pela Vale no Pará estão presentes no dia a dia das pessoas.

A exposição aposta em tecnologia, como o uso de tablets, para atrair o interesse dos jovens em conhecer como os minérios estão inseridos na vida deles; além de vídeos e jogos interativos, como o jogo de chão “Ciclo Sustentável” e a roleta interativa com perguntas sobre as atividades de mineração e ações sustentáveis desenvolvidas pela mineradora no Estado.

De um simples parafuso às grandes construções, o minério de ferro extraído de Carajás, na maior mina a céu aberto do mundo, é utilizado também na fabricação de canetas, óculos, carros, torneiras e, combinado com outros elementos, como carbono, nióbio, manganês e níquel, o minério se transforma nas chamadas ligas de aço. A mina de Carajás está em operação desde 1985 e sua capacidade de produção é de 110 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. O minério de Carajás é considerado o de melhor qualidade do mundo.

O minério de manganês, extraído na Mina do Azul, em Parauapebas, é o quarto metal mais utilizado no mundo e pode ser encontrado em carros, pilhas, baterias, tintas, vergalhões de construção e nos fertilizantes que impulsionam a produção agrícola. A Mina do Azul produz dois milhões de toneladas de manganês por ano.

O níquel, encontrado na mina Onça Puma, em Ourilândia do Norte, é um dos metais mais versáteis do mundo. Além de ser resistente à oxidação e à corrosão, o minério mantém suas características mecânicas e físicas mesmo quando submetido à temperaturas extremas. As operações no Pará começaram em 2011 e têm como parte de seu complexo duas minas e uma usina de beneficiamento com capacidade de produção de 53 mil toneladas de ferro-níquel por ano. O Circuito Mineração é direcionado aos alunos de 7ª a 8ª séries. Todas as visitas serão guiadas por estudantes de pedagogia. O tempo médio de visitação é de aproximadamente 30 minutos. Além das escolas, a exposição também será levada ao Bosque Rodrigues Alves, neste sábado (14) e domingo (15), de 9h às 12h, sendo aberta ao público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário