EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 8 de setembro de 2013

INDÍGENAS DE PARAGOMINAS FARÃO CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

Expectativa do Tribunal é atender cerca de 500 eleitores que vivem em comunidades ou aldeias isoladas.

A Justiça Eleitoral do Pará levará a biometria até eleitores indígenas ou de comunidades distantes, em Paragominas. Na próxima semana, entre os dias 9 a 13 de setembro, as comunidades de Paragonorte e Vila Conceição (Piriá), receberão o atendimento itinerante para realizarem o recadastramento biométrico. E na semana seguinte, entre 16 e 20, será a vez de comunidades indígenas próximas à Aldeia Cajueiro, da etnia Tembé.

A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), segundo o Chefe de Cartório de Paragominas, José Gomes Filho, é de atender cerca de 500 eleitores que vivem em comunidades ou aldeias isoladas. “O atendimento que será feito na Aldeia Cajueiro atenderá pelo menos cinco outras comunidades ao redor”, explica o analista. A campanha do recadastramento biométrico, em Paragominas, começou em maio deste ano e segue até o dia 5 de outubro. Por isso, a Justiça Eleitoral está aumentando os esforços para garantir a atualização de todos dos eleitores para que estes não percam seu direito ao voto.

Na ocasião, os eleitores poderão fazer o recadastramento biométrico, alistamento e transferência, além de regularização da situação junto à Justiça Eleitoral. Ou seja, os eleitores que querem transferir o título para o município, que votam pela primeira vez ou precisam fazer a regularização, também, devem comparecer e fazer o recadastramento biométrico. Os documentos necessários para os indígenas são: RG e comprovação de endereço com base na aferição de representante da FUNAI.

Para aqueles eleitores não indígenas as documentações são as de praxe: RG, certidão de nascimento e comprovante de residência atualizado. Para homens maiores de 18 anos, a Justiça Eleitoral solicita o comprovante de alistamento militar. Em Vila Conceição (Piriá), o atendimento será feito nos dias 9 e 10 (segunda e terça-feira), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição. A partir de quarta-feira (11) até a sexta-feira (13) o atendimento será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Marx, em Paragonorte.

Já na semana seguinte, a equipe da Justiça Eleitoral viaja para a Aldeia Cajueiro onde realizará o recadastramento de comunidades indígenas Tembé entre os dias 16 e 20 deste mês. O atendimento será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Maria Francisca Tembé, na Aldeia Cajueiro, a 110 km do Cartório Eleitoral de Paragominas. Em todas as localidades, o atendimento será feito no horário das 8h e 17h. Além de servidores da Justiça Eleitoral, a ação conta com o apoio da prefeitura de Paragominas e da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário