EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 8 de setembro de 2013

MINERADORA E FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA REALIZAM EXPOSIÇÃO EM MARABÁ

Iniciativa tem por objetivo homenagear o município e resgatar a sua história ao longo dos seus 100 anos de fundação

A Vale e a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) abrem nesta sexta-feira, 6, a Exposição Centenário Marabá, na praça de eventos do shopping da cidade. A mostra faz parte da fase itinerante do projeto. A iniciativa tem por objetivo homenagear Marabá e resgatar a sua história ao longo dos seus 100 anos de fundação. A exposição ficará aberta até o dia 21 de setembro no shopping.

Vinte dois painéis, com fotos e narrativas destacam os momentos mais importantes da história de Marabá: a formação da cidade e de sua gente, seus ciclos econômicos e sua cultura. Toda a pesquisa da mostra histórico-cultural é baseada no acervo bibliográfico da Casa da Cultura.

A fase itinerante da exposição já percorreu diversas escolas e locais do município. Há também uma mostra permanente, instalada na sede da FCCM. Desde o seu lançamento, em abril passado e, até o momento, aproximadamente de 23 mil pessoas visitaram a exposição, incluindo as duas etapas do projeto. Até dezembro a exposição itinerante passará ainda por 62 escolas do município, sendo 34 da zona urbana e 28 escolas da zona rural.

Durante o período de exposição no shopping, os visitantes também poderão conferir a réplica da Balsa Buriti, símbolo do início de colonização da região, quando as pessoas utilizavam a embarcação como meio de transporte. A réplica, idealizada pela FCCM, foi reconstruída para o centenário da cidade e, no mês de abril, navegou por cerca de 360 quilômetros de Estreito (MA) até Marabá, passando ao todo por nove municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário