EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

RONDON DO PARÁ NA ROTA DA NORTE SUL

Ministério dos Transportes confirma município no traçado da ferrovia.

Uma reunião em Brasília realizada na última quinta-feira, 26, no Ministério dos Transportes, discutiu vários projetos importantes para o desenvolvimento do Estado do Pará. Participaram do encontro o ministro César Borges, o Governador Simão Jatene, os prefeitos de Rondon do Pará, Cristina Malcher e de Paragominas, Paulo Tocantins, o senador Flexa Ribeiro e os deputados Zé Geraldo, Nilson Pinto, Josué Bengtson, Dudimar Paxiuba, Lucio Vale e Wandenkolk Gonçalves. O ex-deputado Paulo Rocha também participou da reunião. 

Durante o encontro, o ministro ouviu a explanação das autoridades paraenses sobre a necessidade da alteração do traçado do projeto da Ferrovia Norte/Sul (trecho Açailândia/Vila do Conde) para garantir a inclusão de dois ramais: um que dê acesso a Paragominas, e outro que chegue até o município de Curuçá, onde será construído o Porto de Espadarte. Durante a reunião, a prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher, recebeu oficialmente a informação, por parte do Ministério dos Transportes, de que o município foi incluído no traçado da Ferrovia Norte\Sul.

Para o ministro dos transportes, a comitiva paraense argumentou novamente sobre a importância estratégica de um ramal até Paragominas, o que está em análise no Ministério e tem parecer favorável da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).   No encontro também foram tratadas pendências no projeto da Hidrovia Araguaia-Tocantins, como questões relacionadas à derrocada do Pedral do Lourenço.

O ex-deputado Paulo Rocha disse que agendará uma reunião na Empresa de Planejamento e Logística, ligada ao Ministério dos Transportes, além de outra audiência no Tribunal de Contas da União, no sentido de sanar todas as pendências relativas ao edital referente à derrocada do Pedral do Lourenço, essencial ao projeto da Hidrovia. Na reunião, o diretor do DNIT, Jorge Fraxe, disse que o Edital deverá sair ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário