EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

SAMU VAI ATENDER VÁRIOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO LAGO DE TUCURUÍ

Com a implantação do polo, o governo federal passa a dispor cerca de R$ 40 mil mensais para custear e manter cada veículo da frota.

Tucuruí, no sudeste do Pará, se tornou o primeiro município polo em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192. A cerimônia de implantação da regional aconteceu no último fim de semana e reuniu médicos, socorristas e autoridades do município e região. Com a implantação do SAMU Regional, o serviço será estendido aos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento e Jacundá e Tailândia, todos, pertencentes a região do Lago da UHE Tucuruí.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Charles Tocantins, a nova fase propiciará mais qualidade no atendimento e melhorias advindas de financiamento do Ministério da Saúde. “Teremos um SAMU em que o médico fará todo o atendimento junto ao usuário. Quem ganha é a população porque o próprio Governo Federal passa a investir na manutenção das unidades de atendimento móvel”.

Outro ponto positivo apontado pelo secretário é que com a criação do Polo Regional do Lago, Tucuruí passa a disponibilizar para a população pelo menos uma unidade de ambulância de Suporte Avançado de Vida (SAV) e os municípios da região poderão substituir suas Unidades de Suporte Básico (USB). Charles Tocantins explica que Tucuruí se transformará em centro do atendimento e os municípios terão suas bases descentralizadas sendo que as equipes serão acionadas imediatamente, via telefone, na central em Tucuruí. Outro ponto positivo é que, como pólo, o município passa a ter ambulâncias de reserva acabando com o problema de falta de veículos.

O prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira, observa que com a implantação da Regional do SAMU, o município poderá investir mais ainda na área de saúde. Como exemplo ele cita as construções de unidades básicas em diversos bairros da cidade e também na zona rural. Hoje, cada município que compõem a Regional dispõe de uma Unidade de Suporte Básico (USB), e Tucuruí tem 2 USB e 1 UTI móvel, além de 2 de reserva.

Luciana Nunes Barbuio, coordenadora geral do SAMU, observa que com a medida, todos os municípios da região passam a ter um atendimento especializado e adequado a cada realidade. “Essa unidade já nasce especializada e enormemente qualificada. Tucuruí dá hoje um grande passo na melhoria do serviço”, avalia. Com a implantação do pólo, o governo federal passa a dispor cerca de R$ 40 mil mensais para custear e manter cada veículo da frota. A intenção do Ministério da Saúde, conforme salientou a coordenadora, é ampliar a interiorização do serviço e atendimento e a prioridade nesse momento é a região Norte do País. “Tucuruí é a 182ª unidade do SAMU no país a contar com tamanha estrutura e com profissionais de alto nível”, declara.

Irizam Silva, representante da Secretaria de Estado de Saúde do Pará, lembrou que o Estado tem procurado fortalecer os serviços na área de saúde capacitando os profissionais e melhorando o atendimento à comunidade. “Tucuruí é um município extremamente importante para essa região e por esse motivo o escolhemos como pólo, ao invés de Marabá, que também será uma Unidade Regional do SAMU futuramente, mas que por questões de logística, não teria como atender a tempo as ocorrências”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário