EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 22 de setembro de 2013

UNIFESSPA ABRE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM RESIDÊNCIA AGRÁRIA

Projeto visa qualificar profissionais, entre os próprios assentados, para atuar nos assentamentos.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Unifesspa, anunciou esta semana a abertura do Curso de Especialização em Agroecologia, Escola e Organização Coletiva, que visa qualificar profissionais entre os próprios assentados para que atuem nos assentamentos. O curso é fruto de uma parceria entre o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), e a Unifesspa. Como projeto de Residência Agrária, a especialização foi aprovada no âmbito da Chamada Pública CNPq/MDA-Incra, selecionado entre 35 projetos.

Com a especialização, os alunos estarão aptos a trabalhar assessorando os agricultores na organização da produção em consonância com os princípios da agroecologia e, também, nas escolas dos assentamentos, incorporando profissionais mais qualificados às escolas. O curso é destinado a agricultores assentados da reforma agrária. Foram selecionados 50 assentados da região Amazônica, todos com graduação em várias áreas do conhecimento. Destas 50 vagas, 25 alunos farão a Especialização em Agroecologia e 25 em Educação do Campo.

A Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Marabá, agora Unifesspa, já ofertou um curso similar em 2011, tendo formado uma turma no ano passado. A turma, que iniciou o curso esta semana, é composta por estudantes dos estados do Pará, Rondônia, Maranhão e Tocantins. A coordenadora-geral do Pronera, Clarice Aparecida dos Santos, participou da solenidade de abertura e lembrou que este é o primeiro curso criado pela Unifesspa após da sua criação (em junho deste ano). Clarice falou aos presentes sobre o direcionamento do curso. “Quem irá participar deverá ter relação direta com o assentamento, tem que estar no assentamento”, frisou.

A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do Campus I da Unifesspa. Além da apresentação do curso, houve um debate sobre Universidade e Educação no Campo: Trajetórias, Acúmulos e Perspectivas no Sudeste do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário