EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 22 de outubro de 2013

ARTHUR MOREIRA LIMA FARÁ APRESENTAÇÃO NA CONCHA ACÚSTICA DA ORLA DE ALTAMIRA


Concerto ao ar livre traz ao município um dos maiores pianistas do Brasil

Altamira será palco do maior concerto já apresentado na região do Xingu já. No próximo sábado, 26, a Norte Energia, empresa que opera e constrói a Usina Hidrelétrica Belo Monte, traz à cidade Arthur Moreira Lima com o projeto “Um Piano pelas Águas Amazônicas”. O show, que vai de Mozart a Pixinguinha, passando por Bach e Luiz Gonzaga,  acontece a partir das 18h30 no Cais da Orla de Altamira, próximo à Concha Acústica. A expectativa é reunir mais de cinco mil pessoas durante uma hora e meia de concerto de um dos mais renomados pianistas do País. A apresentação do pianista será aberta à população de Altamira e da região do Xingu e promete emocionar toda a comunidade. Crianças, adultos e idosos estão convidados à participar do primeiro concerto de piano ao ar livre da cidade. “A apresentação em Altamira é simbólica e especial por significar uma saudação a uma obra grandiosa que orgulha nosso país", comemora Arthur Moreira Lima.

Na Orla, serão montadas tendas de apoio e mil cadeiras para acolher a plateia, que poderá ouvir obras de compositores nacionais e internacionais, do clássico ao popular. Além do repertório acessível e cuidadosamente selecionado, o próprio pianista interage com o público, falando sobre os autores, suas inspirações e as obras do programa. A apresentação acontece no piano montado no caminhão-teatro, uma adaptação feita em um baú carroceria de caminhão que se transforma em palco em apenas uma hora, com 45 m² de área de cena. Num feito inédito na música clássica no Brasil, Arthur Moreira Lima criou o sistema como forma de levar a grande música de concerto aos mais diversos públicos.

O projeto “Um Piano pelas Águas Amazônicas” leva os concertos do pianista aos municípios mais distantes da imensidão da selva amazônica, cidades ribeirinhas e localidades menores, incluindo comunidades nas reservas indígenas. O acesso a muitos destes locais só é possível através do apoio do Exército Brasileiro, por via fluvial, transportando o dispositivo em balsa.

A turnê começou em Tabatinga (Am) e se encerra em Altamira, após 21 apresentações. Ao todo, 488 shows foram feitos Brasil afora através do projeto “Um piano pela estrada”, que começou em 2003 e já passou por todos os estados brasileiros e pelo Distrito Federal.

EMATER CONCLUI BASES CARTOGRÁFICAS EM 11 MUNICÍPIOS DO XINGU

Iniciativa beneficia diretamente cerca de 10 mil propriedades de agricultores assentados em programas de reforma agrária.

A construção de bases cartográficas em 28 assentamentos da Região do Xingu, integrada por 11 municípios que estão na área de influência da Hidrelétrica de Belo Monte, foi concluída pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). As bases vão auxiliar a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), beneficiando diretamente cerca de 10 mil propriedades de agricultores assentados em programas de reforma agrária. O banco de dados contém informações ambientais dos Projetos de Assentamento (PAs), indicando as áreas de reserva legal, áreas desmatadas, de uso alternativo do solo, drenagem e estradas, que facilitarão os trabalhos dos técnicos para identificação das informações ambientais das propriedades. O trabalho técnico é coordenado pelo Núcleo de Geotecnologia da Emater.

Segundo dados da Emater, foi constatado, durante a construção das bases, que não houve avanço significativo no desmatamento a partir de 2008, ano considerado o marco na definição das áreas de reserva legal para quem é detentor de até quatro módulos fiscais de terra. “Portanto, quem desmatou até 22 de julho de 2008 não precisa recompor a área, com exceção das Áreas de Preservação Permanente (APPs)”, informou Jamerson Viana, geógrafo da Emater.

Para construir a base cartográfica a equipe técnica trabalhou com recortes temporais, do período de 2008 a 2012. Foram utilizadas imagens de satélite de alta resolução na identificação e classificação das áreas ambientais. “Não se identificou o crescimento no desmatamento acima de 3% ao ano da área total em nenhum dos assentamentos. Em muitos casos, ao longo de quatro anos, o avanço não chegou a 1%”, disse Esrom Thiago da Silva, técnico em Geodésia e Cartografia, da Emater.

Os dados sobre desmatamento ainda serão discutidos com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a fim de validar as informações - já utilizadas pelos técnicos em campo -, e gerar uma base oficial. O objetivo é adequar as propriedades para a elaboração do CAR em consonância com o novo Código Florestal Brasileiro. A ação técnica resulta de um convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), destinado a concretizar mais de 19 mil CARs na região. Até agora, 30% dessa meta já foram atingidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário