EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 12 de outubro de 2013

FESTIVAL DO MAPARÁ REUNE PESCADORES ARTESANAIS EM NOVA IPIXUNA

Durante a programação serão comercializados produtos feitos à base de mapará, além de ser servido o peixe de forma tradicional: frito, assado e caldeirada.

Pescadores artesanais e ribeirinhos do Projeto de Assentamento Praialta Piranheira, na zona rural de Nova Ipixuna, sudoeste paraense, se reúnem neste sábado, 12, para o I Festival do Mapará. O evento, de realização da comunidade dos Pescadores de Vila Belém, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), quer incentivar a produção do peixe nessa região. O festival, que começa a partir da 9h, deve reunir 150 pescadores artesanais e ribeirinhos, na comunidade margeada pelo Rio Tocantins. Durante a programação serão comercializados produtos feitos à base de mapará, além de ser servido o peixe de forma tradicional: frito, assado e caldeirada.

Segundo dados da Emater, a comunidade dos pescadores de Vila Belém concentra a maior produção de peixe no município, mas apesar da grande produção, existem alguns desafios a serem vencidos, como o escoamento da produção, acesso, beneficiamento e o armazenamento do produto. “Queremos valorizar a espécie que temos em abundância e trabalhar a comercialização do produto”, disse Carlos Eduardo Rodrigues, técnico da Emater.

O Festival também vai incluir orientações técnicas aos pescadores, a fim de fortalecer a cadeia, trabalhar a organização da comunidade, evitar a pesca predatória e eliminar o atravessador. “Organizadas, as comunidades conseguem comercializar nas feiras da cidade e ainda acessar políticas públicas que beneficiem a categoria”, adiantou Rodrigues. Cada quilo do pescado está sendo comercializado a R$ 2,00 na comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário