EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

FILARMÔNICA DE SANTARÉM COMPLETA 50 ANOS

Fundada em 1963, Filarmônica é considerada um patrimônio cultural da Pérola do Tapajós.

A Câmara Municipal de Santarém realizou nesta terça-feira, 29, sessão especial em homenagem aos 50 anos da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho. A Filarmônica, fundada em 1963 pelos irmãos Wilson (Isoca) e Wilde (Dororó) Fonseca, é considerada, segundo o desembargador Vicente Malheiros da Fonseca (filho do maestro Isoca), "um patrimônio cultural da Pérola do Tapajós".  A vice-prefeita Maria José Maia e o secretário de Cultura, Nato Aguiar, representaram o Executivo na solenidade.

A denominação oficial de Filarmônica  - que nasceu com o nome de “Banda Prof. José Agostinho” – decorreu de lei municipal. O Decreto Nº 296/1978 incorporou a “Banda” à estrutura organizacional-administrativa do Poder Executivo. No ano de 1992, a “Banda Professor José Agostinho”, passou a se chamar “Filarmônica Municipal Professor José Agostinho”, através da lei 14.256/1992.

Data da noite de 4 de setembro de 1963, no Cine Teatro “Cristo-Rei”, a primeira apresentação da “Banda Professor José Agostinho”, sob a direção dos irmãos Wilson (Isoca) e Wilde (Dororó) Fonseca, com a colaboração dos sargentos do Exército João de Deus Damasceno e Raimundo Bittencourt, do Tiro de Guerra 190, e apoio de Everaldo Martins, então prefeito de Santarém. Havia trinta integrantes. No programa musical, obras de John Philip Sousa, José Agostinho da Fonseca (1886-1945) e Wilson Fonseca (inclusive o Hino de Santarém), além dos Hinos Nacional e da Independência do Brasil, com a participação do Coro da Catedral de Santarém e alunos de diversos colégios da cidade.

 

A Lei nº 14.256/1992 deu nova denominação à Banda, que passou a se chamar “Filarmônica Municipal Professor José Agostinho”. Desde a sua fundação, todo o repertório da Filarmônica era escrito por Wilson Fonseca (composições e arranjos). Os ensaios e apresentações, a cargo dos irmãos Wilson e Wilde Fonseca, filhos de José Agostinho da Fonseca, que dá nome à orquestra. A vice-prefeita, Maria José Maia, que na ocasião representou o prefeito Alexandre Von, ressaltou que a Filarmônica confunde-se com a história recente do município. Maria José destacou o grande valor cultural que ela representa para Santarém e para o Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário