EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

GOVERNO DO PARÁ ANUNCIA REVITALIZAÇÃO DO MATADOURO DE NOVO PROGESSO



Município do oeste paraense responde pelo quarto maior rebanho do Estado.

Mais de 400 agricultores, representantes de associações, sindicatos e cooperativas, além de estudantes da rede pública de Novo Repartimento, no oeste paraense, se reuniram no auditório da Prefeitura Municipal nesta quarta-feira, 16, para esclarecer dúvidas e conhecer as ações que o Governo do Pará desenvolve nos municípios daquela região. O debate permite tanto à população quanto aos organismos governamentais estabelecerem meios de potencializar as atividades e incrementar a produção na busca pela geração de emprego e renda para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

As informações chegam por meio da Caravana da Produção, integrada por nove instituições governamentais e que vem percorrendo os municípios paraenses. Novo Repartimento, que tem na agricultura a sua base econômica, tem pelo menos 10 mil famílias agricultoras para serem atendidas, mas a assistência que chega por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) ainda não consegue suprir a demanda. Segundo a titular do órgão, Cleide Amorim, uma parceria com o município ajudaria a aumentar a capacidade de atendimento. “Também nos propomos a construir uma sede própria da Emater no município, e com o apoio da prefeitura poderemos capacitar a equipe técnica para elaborar o Cadastro Ambiental Rural”, enfatizou Cleide.

Quanto à defesa agropecuária, a Adepará também se propôs a organizar a Lei de Inspeção Municipal para reativar o matadouro de Novo Repartimento. O município responde pelo quarto maior rebanho do Estado. Na zona rural de Novo Repartimento, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sinalizou positivamente para a proposta de construção de escolas em pelo menos duas comunidades no interior. “As solicitações serão analisadas pela ordem de prioridade e os prédios contarão com alojamento, para evitar que o professor precise se deslocar e a prefeitura gaste com aluguel para acolher o corpo docente que atenderá os alunos do Sistema Modular de Ensino”, disse Edilena Luz, coordenadora do Núcleo de Planejamento e Pesquisa Educacional da Seduc.

Durante a estadia em Novo Repartimento, a Caravana da Produção visitou obras em andamento, entre elas a de construção de uma escola estadual e do Núcleo de Polícia Integrada do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário