EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

IBAMA EMBARGA ARÉA DE DESMATAMENTO ILEGAL EM NOVO PROGRESSO

Área pertence ao prefeito do município, Osvaldo Romanholi e a sua filha, Grasieli Romanholi

Agentes Ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente(Ibama) em Novo Progresso, embargaram esta semana aproximadamente 700 hectares de áreas desmatadas ilegalmente, o equivalente a 700 campos de futebol, pertencente ao Prefeito de Novo Progresso, o madeireiro Osvaldo Romanholi (PR). A área está localizada no KM 1.065,5 á 1.066 lado esquerdo da rodovia Cuiabá/Santarém, distante 21 quilômetros da cidade de Novo Progresso. A multa pode chegar ao montante de R$ 3,5 milhões de reais.

O imóvel está declarado na receita federal sob o nº: 6343524-1 e foi adquirida por Osvaldo Romanholi em 2003. Segundo o Ibama o desmate ocorreu em meados de 2009, onde foram desmatados sem autorização do órgão ambiental aproximadamente 300 alqueires de mata virgem.

Em 2010, o prefeito de Novo Progresso Osvaldo Romanholi desmatou próximo de  1.126 quilômetros quadrados de floresta,  sendo que o desmate  contribuiu para elevar o índice que elevou (na época) ao aumento de 20% em relação a 2009, de acordo com os dados  do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para a região.

 Já a filha do prefeito, Grasieli Gomes Romanholi, é acusada de vender uma área pertencente a União. Ela já foi notificada e deverá ser multada, uma vez que a referida área já havia sido embargada. A operação do Ibama está atuando principalmente no município de Novo Progresso, onde se concentra um índice elevado de desmatamento. Deflagrada no começo de dezembro de 2012, a Operação “Hiléia Patria” está sendo realizada em conjunto com exército, força nacional, Icmbio e Ibama.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário