EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

INAUGURADA PEDRA FUNDAMENTAL DO PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TAPAJÓS





Uma capsula do tempo, contendo edições de jornais locais e regionais, foi enterrada no local.

Foi lançada esta semana em Santarém, no oeste paraense, a pedra fundamental do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós (PCT-Tapajós), que funcionará nas instalações da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), investirá um total de R$ 6 milhões no empreendimento. Junto com o lançamento da pedra foi enterrada uma capsula do tempo contendo edições do dia de jornais locais e regionais, que será aberta daqui a dez anos.

Participaram da solenidade, o secretário de Estado de Promoção Social, Alex Fiúza de Melo; o reitor da UFOPA, Prof. Dr. Seixas Lourenço; o prefeito Alexandre Von, além de pesquisadores da UFOPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e de Universidades do Seminário Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo a diretora do PCT, professora Patrícia Chaves, o parque atuará principalmente nos setores de tecnologia da madeira, agricultura familiar, óleos vegetais, fitoterápicos, aquicultura e pesca e geologia mineral. Para o prefeito Alexandre Von, o PCT é um divisor de águas no processo de desenvolvimento sustentável local e regional. “A economia verde regional, a partir de agora, será alicerçada na pesquisa, na ciência e na inovação tecnológica”, avaliou Von, que sugeriu pesquisas destinadas a garantir a potabilidade da água, com objetivo de ajudar as comunidades ribeirinhas da região. "Andamos duas horas de barco a partir de Santarém e já encontramos comunidades que ainda bebem água imprópria para o uso, Essa linha de pesquisa poderá mudar essa realidade", argumentou Von.

O PCT-Tapajós está orçado em R$ 50 milhões. A previsão é que o espaço funcione como uma espécie de incubadora e abrigue pequenas e médias empresas de base tecnológica, além dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento de empresas maiores. A Licença para a construção do Parque foi concedida no último dia 9 de julho pela Prefeitura de Santarém. Para o reitor da UFOPA, Seixas Lourenço, a construção do PCT-Tapajós representa a materialização da ciência que será e está sendo produzida na região oeste do Pará. "Essa é a definição desse projeto: colocar na prática a ciência produzida na região e melhorar a vida de milhares de amazônidas", finalizou Lourenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário