EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MUNICÍPIO DE ITAITUBA REALIZA 24ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA INDUSTRIAL


 
Evento acontece no Parque de Exposição Hélio da Mota Gueiros, com expectativa de público estimada em 60 mil pessoas.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está participando da 24ª edição da Feira de Exposição Agropecuária Industrial - Expoagro, que segue até o próximo domingo, 13, em Itaituba, no oeste paraense. O evento, realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itaituba (Sipri), acontece no Parque de Exposição Hélio da Mota Gueiros, com expectativa de público estimada em 60 mil pessoas.

Dentro da Feira o visitante pode ver uma mostra do trabalho desenvolvido pela Emater no espaço Propriedade Rural Sustentável, uma espécie de “fazendinha” com hortas, tanque de piscicultura e produção em sistemas agroflorestais (SAF´s) e hidroponia. A idéia é expor ao visitante as práticas agroecologicamente corretas. O espaço é coordenado pelo Sipri e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com a parceria da Emater.

De acordo com a técnica da Emater, Nazaré Vergan, a equipe da empresa estará disponibilizando informações ao público sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), crédito rural e orientações referentes à agricultura familiar. Até setembro foram elaborados quase 600 CAR nos municípios de Itaituba, Aveiro, Castelo dos Sonhos, Jacareacanga, Novo Progresso, Placas, Rurópolis e Trairão. “A previsão é de que até setembro de 2014 sejam elaborados 2.500 Cadastros na região, por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente”, explicou a técnica, ressaltando a exceção de Placas e Castelo dos Sonhos nesta ação, já que esses dois municípios serão contemplados em outro convênio.

Nesta quinta-feira, 10, durante a programação da Feira, a Emater entrega dois tratores, cedidos por meio de um projeto técnico elaborado pela empresa e executado em duas propriedades do Projeto de Assentamento Ipiranga. Os veículos, no valor de R$ 149 mil cada, foram viabilizados pelo Banco da Amazônia via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na Linha Mais Alimentos, com o objetivo de incentivar a produção de mandioca, laranja, milho, feijão e pecuária de leite em pequenas áreas nas propriedades rurais dos dois agricultores contemplados. Hoje a Emater atende 600 famílias de agricultores familiares no município.

Também estão à mostra na Expoagro os trabalhos de duas associações de mulheres de Itaituba e uma de Trairão, que são atendidas pela Emater. “O grupo de Trairão está expondo e comercializando iguarias preparadas com banana, como doces e acessórios. Já os dois grupos de Itaituba trouxeram peças de artesanato e outras feitas com material reciclável para divulgar e vender na feira”, explica Nazaré Vergan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário