EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 12 de outubro de 2013

NAVEGAPARÁ VAI SE ESTENDER A MUNICÍPIOS DO SUDESTE PARAENSE


 
A meta é levar fibra ótica para todas as regiões do Estado.

Vários municípios do sudeste paraense irão receber em breve o Navegapará, programa de inclusão digital do governo do Estado, implantado de forma conjunta pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), e que leva acesso gratuito à internet para milhões de paraenses. O programa já inaugurou 179 infocentros no Pará e conta com 120 espaços públicos de acesso à internet. Atualmente, está presente em 62 municípios paraenses, num total de 68 Cidades Digitais, que contam com diversos pontos conectados, entre eles unidades de saúde, educação, segurança pública e órgãos públicos.

O programa toma agora novos rumos e avança em diversos projetos. A meta é levar fibra ótica para todas as regiões do Estado. O sul do Pará é uma das rotas em implantação. "Estamos trabalhando de forma diferenciada, fechando o projeto de rádio para levar o sinal mais rapidamente, mas temos um grande projeto de fibra óptica que vai ligar Marabá até Redenção, conseguindo atender plenamente a região", diz a diretora de Projeto Especiais da Prodepa, Leila Daher.

A primeira etapa vai contemplar os municípios de Marabá, Eldorado dos Carajás, Curionópolis e Parauapebas. Já foram implantadas as torres de Eldorado dos Carajás e Curionópolis, onde também já foram feitos estudos de viabilidade para rádios de rota. As duas cidades receberam obras de infraestrutura, como a construção do ramal de acesso elétrico. “Só está faltando a implantação dos rádios”, afirma Leila. Já em Parauapebas, uma parceria com a prefeitura municipal deve viabilizar o projeto. A prefeitura do município vai compartilhar a torre para receber o sinal de internet, depois da instalação do ramal elétrico.

Canaã dos Carajás, Sapucaia e Xinguara fazem parte da segunda etapa. A Prodepa já está construindo a infraestrutura, que é o que demanda mais tempo, as torres e edículas (pequena construção onde ficam os equipamentos) já estão sendo implantadas em toda a rota. O Navegapará deve chegar aos três municípios até o fim de dezembro. Última etapa de implantação do programa na região, as cidades de Rio Maria, Pau d'Arco e Redenção devem receber o Navegapará em janeiro de 2014. Já foram licitadas a compra das torres, os serviços de instalação e a construção das edículas, faltando apenas a licitação para a instalação do ramal elétrico.

O projeto deve atender a demanda de internet de alta capacidade na região. “É um projeto com recursos próprios do Estado que vai avançar, a princípio, até o município de Redenção, com o uso de fibra óptica a partir de Marabá”, revela Theo Pires, presidente da Prodepa. Já foram projetadas as infovias de rádio para expandir o programa até 2014, devendo ampliar o número de cidades digitais da região do Marajó e chegar a calha norte do rio Amazonas, buscando atingir todas as regiões do Estado. Foram elaborados também vários projetos de fibra óptica, cortando o Pará em todas as direções, efetuando assim um planejamento de longo prazo para o estado. O grande desafio é integrar e levar internet aos 144 municípios do Pará.

Até 2014, o Navegapará deve ser implantado em mais 16 municípios do Pará, espalhados nas microrregiões do Araguaia (Pau D'Arco, Redenção, Rio Maria, Sapucaia e Xinguara), Carajás (Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás e Parauapebas), Guamá (Aurora do Pará e Ipixuna), Rio Capim (Capitão-Poço, Garrafão do Norte, Santa Luzia do Pará e Tomé-Açu) e Tocantins (Limoeiro do Ajuru).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário