EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 8 de outubro de 2013

ÔNIBUS ITINERANTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PERCORRE A TRANSAMAZÔNICA



Juiz Alexandre Arakaki realizou 25 audiências em processos que tramitam na Comarca de Itupiranga.

Com o intuito de reduzir a distância entre o Poder Judiciário e a população da comunidade de Cajazeiras, o juiz Alexandre Hiroshi Arakaki, titular da Comarca de Itupiranga, recorreu à coordenação dos Juizados Especiais e pediu apoio do ônibus da Justiça Itinerante. O projeto do magistrado foi acolhido pela desembargadora Diracy Nunes Alves, coordenadora dos Juizados Especiais, e imediatamente autorizado pela desembargadora Luzia Nadja Guimarães do Nascimento, presidente do Tribunal de Justiça do Pará.

No primeiro dia (a ação começou na sexta-feira, 27 e terminou no domingo, 29), a bordo da unidade móvel, o juiz Alexandre Arakaki realizou 25 audiências em processos que tramitam na Comarca de Itupiranga, cujas partes residem na Vila Cajazeiras, ministrou palestras e deu orientações gerais à comunidade sobre diversos temas. Além de realizar audiências de conciliação entre credores e devedores, o trabalho do Juizado Móvel teve caráter educativo: prestou esclarecimentos sobre atribuições institucionais do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Polícia Militar e Polícia Civil.

Segundo o juiz Arakaki, a iniciativa também tem o objetivo de "complementar a educação formal dos estudantes, com incentivo à pesquisa e ao estudo de matérias jurídicas, direcionando o futuro profissional dos envolvidos". Além disso, serve para "amenizar críticas infundadas sobre o andamento de processos e para aproximar a população do fórum para que possam exigir eficiência com responsabilidade", garante. Os recursos humanos do projeto são do próprio quadro de servidores da Comarca de Itupiranga, assim como todo o material de informática, de expediente e mobiliário.

A unidade volante (ônibus) foi a mesma que esteve na Feira Agropecuária de Parauapebas, no início do mês de setembro, e que já tem atividades programadas na região sul e sudeste do Estado do Pará, em eventos em Canaã dos Carajás e outras Comarcas. O trabalho da unidade móvel teve apoio do promotor de Justiça que atua na Comarca de Itupiranga, da Defensoria Pública, de advogados, das Polícias Civil e Militar, além de contar com a parceria da Prefeitura Municipal de Itupiranga.

A Vila Cajazeiras fica a 25 quilômetros da sede da comarca de Itupiranga, no sudeste do Pará, em plena rodovia Transamazônica. Os cerca de 9 mil habitantes do vilarejo não têm serviço de telefonia e muito menos de internet. Chega-se lá por estrada de chão. Quase isolados, os moradores enfrentam todo tipo de dificuldades para se deslocar até a sede da comarca quando precisam reivindicar seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário