EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 8 de outubro de 2013

ORGANIZAÇÕES RÔMULO MAIORANA LANÇAM REVISTA "REVISTA MUNICÍPIOS VERDES"

A advogada Joseane Sousa com o prefeito de Santana do Araguaia, Eduardo Conti, e a representante da ONG Internacional Teresa Moreira
                      A prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malche juntamente com João Malcher                                                                        e o Secretário Justiniano Neto
O empresário de Ulianópolis Achides Uliana e o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins
Rômulo Neto, Guarany Junior, Odovita Serruya, Patricia e o deputado Federal Arnaldo Jordy
Márcia Manesshi, Guarany Junior, Paulo Tocantins, Eliene Nunes, prefeita de Itaituba, Pojucan de Moraes, Luciana Sarmenho, Deputado Federal Jordy, Eduardo Conti e Justiniano Neto
                         Guarany Junior, Márcio Miranda, Pojucan de Moraes e Orly Bezerra
                        Pojucan de Moraes, Rômulo Neto, Adnan Demachki e Cristina Malcher
 Arnaldo Jordy, Evandro Corrêa, Guarany Junior, Márcio Miranda, Pojucan de Moraes, Luciana Sarmenho e Orly Bezerra

O Prefeito de Santa Maria das Barreiras, Jose Faria e sua equipe de governo

Bruno Kono, Secretário de Meio Ambiente de São Felix do Xingu, a consultora Luciana Fonseca, Joaquim Nogueira e sua esposa e o Secretário de Meio Ambiente de Dom Eliseu

A Vice Prefeita de Belém, Karla Martins e o Prefeito de Vitória do Xingu com sua equipe

O Prefeito Carlos Vilaça, de Barcarena e seu Vice Renato Ogawa
 
As Organizações Rômulo Maiorana, ORM, através do jornal O Liberal e a ORM Graph, lançaram na manhã de quinta-feira, 03, no hotel Radisson Maiorana, a revista "Municípios Verdes : Gestão Ambiental Responsável". A Revista é uma ferramenta de comunicação eficaz no combate ao desmatamento. Participaram do evento os diretores Fernado Nascimento, Rômulo Mairana Netto, Giovanni Maiorana, os prefeitos de Marabá, Abel Figueiredo, Barcarena, Santana do Araguaia, Rondon do Pará, Dom Eliseu, Belém, Itaituba, Santa Maria das Barreiras, Paragominas, Vitória do Xingú, além de representantes dos municípios de Bannach, Floresta do Araguai e Pau D'Arco..

A publicação terá 220 páginas e será encartada no jornal O Liberal de domingo, 03 de novembro. A publicação prevê mais de 100 mil exemplares que levarão informações aos municípios participantes do programa, bem como incentivarão outras localidades a aderirem a idéia. Dessa forma, a revista será um cartão postal das experiências exitosas desenvolvidas pelas prefeituras que assumiram o compromisso com o meio ambiente.

Segundo avalia o diretor Industrial das ORM, João Pojucan de Moraes, uma dessas experiências positivas, que virou modelo para os demais municípios brasileiros, foi observada em Paragominas. "A cidade, ao aderir ao programa Municípios Verdes, acabou se tornando uma referência de gestão sustentável", comenta, frisando que a divulgação dos métodos adotados na década passada, pelo então prefeito Adnan Demachki, é essencial para consolidar as boas práticas nas demais regiões do Estado.

Além de Paragominas, cumpriram as metas estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e, consequentemente deixaram a lista do desmatamento, os municípios de Dom Eliseu, Ulianópolis e Santana do Araguaia. As cidades paraenses mais próximas de deixar esta lista de embargo e que devem sair dela este ano são: Tailândia e Brasil Novo.

O Projeto foi anunciado pelo diretor Industrial das ORM, João Pojucan de Moraes e pelo diretor de Marketing de O Liberal, Guarany Junior. O secretário de Estado de Proteção e Desenvolvimento Social, Adnan Demachki, fez uma apresentação de sua experiência no assunto. Entretanto, antes de mesmo de ser lançada a publicação já conta com a adesão de vários prefeitos que pretendem usar as informações da revista como uma espécie de guia de sustentabilidade, sobretudo para o alcance do pacto para redução do desmatamento no Pará

O projeto editorial da revista é coordenado pelo jornalista Evandro Corrêa, das sucursais do Oeste e Sul e Sudeste do Pará."A Revista irá traçar um panorama dos municípios que assinaram o pacto pelo desmatamento zero". Afirma Evandro. O projeto "Municípios Verdes" foi criado em Paragominas, município que conseguiu reverter a imagem de desmatador, tendo sido o primeiro município paraense a sair da lista Negra do desmatamento, elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Depois do sucesso do Programa, criado pelo ex-prefeito e atual secretário de Estado, Adnan Demacki, a ideia ganhou repercussão internacional e se transformou em um Programa do Governo do Estado do Pará. Por conta da repercussão positiva, o município de Paragominas se tornou referência em sustentabilidade diante das boas práticas ambientais empregadas. O criador do Projeto, Adnan Demacki, ganhou notoriedade e reconhecimento internacional, tendo proferido palestras em outros países.

Depois de Paragominas, outros três municípios conseguiram cumprir as metas estabelecidas pelo MMA e deixar a lista do desmatamento. São eles Dom Eliseu, Ulianópolis e Santana do Araguaia. Os municípios de Tailândia e Brasil Novo deverão sair da lista ainda este ano.
A proposta da Revista "Municípios Verdes", visa basicamente mostrar aos leitores a luta dos municípios paraenses para sair da lista do embargo do Ministério do Meio Ambiente, que prevê restrições aos municípios que apresentam alto índice de desmate. A Publicação terá 220 páginas e circulará na edição dominical do dia 03 de novembro.
 
Além dos prefeitos e secretários de meio ambiente, estiveram presentes no lançamento da revista o deputado federall Arnaldo Jordy, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Márcio Mirnda, secretários Estaduais, entre eles Adnan Demacki e Justiniano Neto, representantes do Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes, Ministério Público Estadual, Antonio Pinto do Para Rural, a Consultora na Área Ambiental, Luciana Fonseca e os representantes da ONG The Nature Conservancy, TNC, entre outros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário