EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 8 de outubro de 2013

SANTARÉM SEDIA SIMPÓSIO BINACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Evento acontece a cada dois anos desde 2003, alternadamente no Brasil e na Alemanha.

O município de Santarém encerra amanhã, o Simpósio Binacional Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, que iniciou na última segunda-feira,30 de setembro. Participam do evento, reitores de Universidades alemães e brasileiras, representantes de órgãos de pesquisa, instituições públicas, além de estudantes e professores da Universidade Federal do Oeste do Pará. Na ocasião, o prefeito Alexandre Von destacou a parceria, recém-consolidada, entre o município de Santarém e o distrito de Reno-Sieg, na Alemanha, no Programa "50 Parcerias Municipais para o Clima". Von reiterou a integração entre os dois países e os trabalhos de pesquisa que estão sendo realizados em áreas afins.

O gestor santareno citou a viagem da delegação santarena ao distrito alemão, no último mês de julho, e apresentou Helmut Rofman, membro da administração distrital, que está em Santarém para participar do Simpósio. Durante os próximos dois anos, a parceria entre Santarém e Reno-Sieg será priorizada em torno de cinco itens: mobilidade urbana, política local de gestão integrada de resíduos sólidos, política local de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, energia limpa e água potável. "Em especial às comunidades ribeirinhas de Santarém, mas que também serão apropriadas aos demais municípios da região do Baixo-Amazonas", completou o gestor.

O Simpósio está sendo realizado no campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA. Na terça, 01, a Alcoa participou do Simpósio apresentou a metodologia e os resultados do processo de reabilitação de áreas mineradas em Juruti. Susiele Tavares, engenheira florestal responsável pelo projeto, é quem representou a Alcoa no evento. Segundo ela, esta técnica surgiu na Austrália. Antes de ser aplicada em Juruti, foram realizados vários testes nas regiões sul e sudeste do Brasil, mas na região amazônica a empresa foi pioneira a implantá-la. Reconhecida mundialmente, a prática também serviu de modelo para o Manual de Reabilitação de Áreas Mineradas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável acontece a cada dois anos desde 2003, alternadamente em ambos países. "Amazônia Gestão Integrada do Desenvolvimento Sustentável" é o tema desta edição do evento, que visa estimular a discussão de diversas questões sustentáveis que envolvem as comunidades locais. Em conjunto com as instituições participantes, o Simpósio tem o objetivo de debater e estabelecer programas de cooperação em ciência e tecnologia que busquem novas alternativas para fazer o melhor uso da biodiversidade na região Amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário