EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

GURUPÁ E PORTO DE MOZ COMEMORAM ANIVERSÁRIO

Uma vasta programação foi elaborada para lembrar os 390 anos de Gurupá e 123 de Porto de Moz.

Dois municípios paraenses estão realizando esta semana uma vasta programação comemorativa. A cidade de Gurupá, que completou 390 anos ontem. O território do Município de Gurupá está localizado na zona fisiográfica do Marajó e Ilhas. Primitivamente era habitado por índios, até que, em época desconhecida, os holandeses ali se estabeleceram construindo feitorias e portos fortificados. A sua sede está localizada na margem direita do rio Amazonas,logo abaixo do Delta,(foz)do rio Xingu. Além da sede, o município conta com 2 (dois) distritos: Carrazedo, localizado entre a sede do município Gurupá e o município de Porto de Moz e o distrito de Itatupã que fica entre Gurupá e o município de Santana,no Estado do Amapá.

Além desses distritos destacam - se também as comunidades localizadas nos rios Ipixuna, Mararu, Mojú, Marajoí, Pucuruí, Gurupá - Miri, dentre outros. O município de Gurupá está cortado longitudinalmente pela Ilha Grande de Gurupá, que é a segunda maior ilha do Delta do Amazonas. Está localizada perto da confluência dos rios Amazonas e Xingu, a oeste da Ilha do Marajó. A ilha possui uma área de 4.864 km².

Já o município de Porto de Moz, completou 123 anos no sábado,09, sendo que as festividades prosseguem até o próximo domingo,17. Segundo o bacharel João Antônio Diniz da Cruz de Pinheiro, a origem histórica do município de Porto Moz, localizado na zona do Baixo Amazonas, data de 1639, quando os capuchos de José lançaram os fundamentos da atual sede, com a denominação de adeamento Maturu, sob a invocação de São Braz. Em decorrência das primeiras explorações da parte baixa do rio Xingu, o aldeamento se desenvolveu, passando assim, para o 18º século. Em 1758 instalou-se a Vila de Porto Moz, cujos limites territoriais foram marcados pelo Ouvidor Pascoal Abranches Madeira Fernandes. Esses limites permaneceram até 1801, quando, por ordem do Governador e Capitão-Geral D. Fracisco de Souza Coutinho, o Ouvidor Francisco Tames de Araújo ampliou-os, para incluir no território do município e na sua jurisdição o lugar de Boa Vista.
Em 1890, Porto Moz adquiriu categoria de Cidade, extinta em 1930, quando passou a integrar o território de Gurupá, restabelecendo-se, três anos depois, na qualidade de subprefeitura.
Porto Moz readquiriu sua categoria de município no ano de 1937. O topônimo, de origem portuguesa, significa porto em que há mós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário