EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 12 de novembro de 2013

PECUÁRIA SUSTENTÁVEL É O FORTE DO CIRCUÍTO FEICORTE EM PARAGOMINAS

A cidade de Paragominas, sede do Projeto Pecuária Verde, recebe a última etapa do Circuito Feicorte NFT 2013

Com um rebanho de 20 milhões de cabeças de gado, o Pará ocupa o 4º lugar no ranking dos maiores estados produtores brasileiros e tem como principal desafio aliar produtividade com sustentabilidade. Esse foi o foco da etapa de Paragominas, que aconteceu até ontem (8), no Circuito Feicorte NFT, evento que vem percorrendo alguns dos principais polos de produção pecuária no Brasil para levar conhecimentos, discussões e tecnologias para produtores rurais.

No Circuito Feicorte, que foi realizado pela primeira vez no Pará, os participantes discutiram com importantes especialistas brasileiros numa programação que contempla palestras, painéis e debates com o tema “Eficiência na produção e comercialização da carne” a partir de uma visão de mercado, nutrição, sanidade, genética, pastagens, bem-estar animal, influência do clima, gestão e práticas sustentáveis.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Mauro Lúcio Costa, que ministrou palestra no evento, trazer o evento Feicorte foi a oportunidade de mostrar a grandeza, o futuro e o potencial da pecuária regional para o Brasil. “Com o problema do embargo da carne do Pará em 2009 foi realizado um novo trabalho que nenhum estado da Federação possui. A Feicorte une todas as pessoas interessadas (produtores, indústria e varejo) e mostra tudo o que o estado vem fazendo”, disse Mauro. “Quando conseguimos reunir todas essas informações num evento, temos a chance é de mostrar para os grandes produtores do estado e empresas que atuam no Brasil, o grande mercado do Pará e o potencial do município de Paragominas, não só como município, mas como modelo de cidade, segurança e de trabalhos realizados. Assim, fazendo com que as grandes empresas tenham o município como sede de suas empresas”, acrescentou Mauro.

O segundo dia do evento, teve um formato inovador com quatro painéis que reuniram os diversos elos da cadeia produtiva da carne para discutir um modelo de pecuária cada vez mais sustentável. O terceiro painel trouxe o exemplo de Paragominas na busca por produtividade, qualidade e desmatamento zero na prática. Foram apresentados os resultados práticos dos trabalhos realizado pela Esalq-USP, Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas e pelo instituto de pesquisa Imazon.

O painel teve a palestra do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Mauro Lúcio Costa sobre a importância econômica do ganho em produtividade. Participarão do painel os professores Moacyr Corsi, da Esalq-USP e Mateus Paranhos das Costa, da Unesp Jaboticabal, que fazem parte do Projeto Pecuária Verde, que vem sendo considerado um novo modelo de produção pecuária para a Amazônia. Corsi desenvolve trabalhos na área de pastagens e Paranhos em manejo e bem-estar animal. “O mais interessante de todo negócio é a lucratividade, mas o que queremos mostrar com este painel é a sustentabilidade da atividade pecuária. Vamos mostrar famílias, que estão produzindo e a terceira geração dessas famílias. São mais de 40 anos fazendo pecuária e produzindo carne dentro do estado onde existem propriedades em nível elevado utilizando a sustentabilidade nas atividades”, relatou Mauro Costa. O último painel foi a respeito dos incentivos do setor privado em harmonia com a agenda da Boa Carne, em uma mesa redonda com representantes da indústria e do varejo, como Marfrig, Minerva e JBS, Mafrinorte moderados pela professora da Universidade Federal Rural da NFT.

O Circuito Feicorte NFT é uma iniciativa do Agrocentro (que promove a Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne - em São Paulo há 19 anos) e a Nutrition for Tomorrow Alliance (aliança de marketing cooperativado formada por empresas da cadeia de proteína animal).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário