EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

QUATRO MUNICÍPIOS DO OESTE LIDERAM DESMATAMENTO NO PARÁ

Desmate subiu no Pará, de 1.741 km² para 2.379 km², no comparativo entre 2012 e 2013

De acordo com o relatório divulgado recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente, quatro municípios do oeste paraense concentram metade do desmatamento do Estado do Pará. São eles Altamira, Novo Progresso, Itaituba e São Félix do Xingu. Segundo o relatório, trata-se de municípios fortemente afetados pelos projetos de energia, infraestrutura e de garimpo (mineração), que valorizam as terras e atraem novas ocupações para a região. No documento, divulgado na última quarta-feira,14, consta a estimativa da taxa anual do desmatamento medida pelo Prodes, o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia, que aponta terem sido desmatados 5.843 km² no período de agosto de 2012 a julho de 2013 - um aumento de 28% em relação à estimativa anterior.

De acordo com o Prodes, o desmatamento também subiu no Pará, de 1.741 km² para 2.379 km², no comparativo entre 2012 e 2013, o que corresponde a um aumento de 37%, número superior ao aumento na Amazônia, mas abaixo de outros Estados, como Mato Grosso (52%), Roraima (49%) e Maranhão (42%).No entanto, nos últimos meses o desmatamento voltou a cair, segundo Justiniano Netto, secretário extraordinário coordenador do Programa Municípios Verdes (PMV), e os meses de julho, agosto e setembro de 2013 apontaram quedas significativas nos números do desmatamento no Estado, de acordo com os alertas do Deter (Inpe) e do SAD (Imazon). E mesmo com a alta anunciada pelo Prodes, os dados de 2013 ainda representam a segunda menor taxa histórica já registrada na Amazônia e no Pará, atrás apenas do ano de 2012. 

A taxa de desmatamento após a criação do PMV, ou seja, de 2011 a 2013, registrou uma queda de 21%, enquanto que, no mesmo período, a Amazônia reduziu 9%. “É preciso analisar não apenas o ano, mas um período um pouco maior. Em 2008, o desmatamento deu um repique, o governo reagiu e, nos anos seguintes, voltou a cair”, lembra Justiniano. “O importante é continuar a agir, mantendo o foco e a união de esforços”, concluiu.

No Pará, a coordenação do PMV alertava - conforme o Boletim do Desmatamento, edição de julho de 2013, para a provável subida este ano, tendo em vista os números dos sistemas de alerta do Deter e do SAD e, principalmente, os relatos de campo feitos pelos municípios engajados no programa. “O aumento já era esperado e ocorreu, principalmente, no segundo semestre do ano passado”, lembra Justiniano Netto, secretário extraordinário coordenador do PMV. “Apesar de preocupante, esta alta não pode desmerecer o trabalho feito até agora. O que precisamos é entender bem suas causas e persistir nas medidas necessárias para contê-la”, acrescentou.

No Pará, o aumento ocorreu sobretudo na região sudoeste do Estado, ao longo da BR-163, incidindo sobre terras devolutas ou Unidades de Conservação, a maioria de jurisdição federal, caracterizando o chamado desmatamento “especulativo”, que é a invasão de áreas públicas por parte de grileiros ou posseiros ilegais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário