EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

VITÓRIA DO XINGU COMPLETA 22 ANOS HOJE

Cidade vive época de expansão com instalação da hidrelétrica de Belo Monte

Vitória do Xingu, um dos mais novos municípios paraenses, completa hoje,12 de dezembro, 22 anos de emancipação política. Localizado na mesorregião do Xingu, a cidade fica entre a margem esquerda do Rio Xingu e a margem direita do Igarapé Tucuruí. Com uma população de mais de 20 mil habitantes, Vitória, como ainda é chamada pelos seus habitantes, vive hoje uma inédita expansão econômica com a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

A história de surgimento do município não é diferente das demais cidades da região Transamazônica e do Xingu. Começa com a notícia sobre o contato do homem “civilizado” com os índios. O primeiro branco a colocar os pés onde hoje está localizado Vitória do Xingu foi o padre Roque Hunderfund que, em 1750, com a ajuda dos índios Xipaia e Curuaia, abriu uma trilha para transpor a “grande volta do Xingu”, e fundou, um pouco acima de onde hoje é a cidade de Altamira, a “missão Tavaquara”, que foi abandonada após a expulsão dos jesuítas do Brasil.

Em 1868, capuchinhos italianos aportaram em Vitória do Xingu, pequeno povoado habitado por seringueiros, e com a ajuda dos índios Xipaias e Curuaias, reabriram as “picadas” tomadas pela mata que haviam sido feitas por padre Roque. Essas “picadas” faziam a ligação de Vitória com a parte montante da Volta Grande do Xingu. Em 1875, no povoado de Vitória, já havia se instalado comerciantes que viviam da exploração da borracha feita por nordestinos.

 

Apesar do município já existir oficialmente desde 1991, Vitória do Xingu só começou a crescer e se desenvolver nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário