EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIU REORDENAMENTO DE VIAS URBANAS DE SANTARÉM



Iniciativa atende solicitação do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar

O Ministério Público de Santarém promoveu na manhã de ontem, no saguão do teatro Vitória, uma audiência pública para discutir o reordenamento no trânsito de quatro vias na área urbana do município. A audiência, de iniciativa da promotoria de justiça de Direitos Constitucionais, foi presidida pela promotora de justiça Maria Raimunda Tavares, com a participação dos representantes dos órgãos ligados ao trânsito de Santarém.

A audiência tratou do reordenamento das vias Av. Tapajós, Sérgio Henn, Tropical e Barão do Rio Branco, que foram indicadas ao MP pelo pelotão de trânsito da Policia Militar como as mais urgentes para serem reordenadas, sendo esta a primeira etapa do trabalho da promotoria, que deve se estender gradativamente. Ao final, ficou definido que no prazo de trinta dias a secretaria de Mobilidade e Trânsito vai apresentar o cronograma de tudo o que será executado nessas ruas.

Durante o evento o presidente do sindicato dos Transportadores Rodoviários autônomos de bens do Pará (caminhoneiros), Eurico Tadeu, informou que a entidade já solicitou à prefeitura um espaço adequado para estacionamento de carretas, com a devida infra-estrutura e fora da zona urbana. Ressaltou ainda a necessidade de modernizar o porto, que deve ser adequado para receber a demanda futura de carga e descarga.

O presidente do sindicato dos mototaxistas de Santarém, José Raimundo da Silva, apresentou dados estatísticos do número de acidentes de trânsito, de acordo com índice fornecido pelo hospital municipal. De 2006 a 2012 foram 22.447 acidentes. A capitã do pelotão de trânsito da PM, Marnilza Moita, informou que esse número não é só de Santarém, mas de outras cidades que mandam pacientes ao HMS, mas que mesmo assim, na cidade os números são alarmantes.

Outros a se manifestarem foram o representante do sindicato dos Taxistas, Ednaldo Rodrigues e o presidente da Famcos, Servito Batista, morador do bairro do Santíssimo, que questionou quais serão as vias em sentido contrário, caso as ruas em questão sejam transformadas em mão única. 

Com relação ao reordenamento das vias em discussão, a secretária de mobilidade e trânsito, Heloisa Almeida, informou que o município está fazendo os estudos necessários, mas existem dificuldades para a transformação em mão única, pois é necessário estruturar as vias binárias. Assegurou a instalação de semáforos na av. Tropical, e sinalização na av. Sergio Henn, proibindo o estacionamento em trechos mais críticos. Também informou que no cruzamento da Sergio Henn com a av. Moaçara haverá controladores de quatro tempos.

A SMT solicitou prazo de trinta dias para apresentar um cronograma de referente a todo o trabalho que será executado nessas vias, com prazos para início e fim, envolvendo todas as ações preventivas e repressivas para alcançar o planejamento. Ficou marcada a data de 12 de março para que a secretaria apresente esse cronograma, em nova audiência no mesmo local.

Estiveram presentes na audiência o secretário de Infra-Estrutura de Santarém, Edilson Pimentel; o diretor do Detran, Carlos Mota; o representante da Policia Rodoviária Federal, Wendel Martins; o procurador geral do município, José Maria Costa Lima, e Sandro Lopes, representante da Organização dos Advogados do Brasil, seção Santarém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário