EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

EMATER INCENTIVA FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA TRANSAMAZÔNICA

Produtores terão acesso a políticas públicas como os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae)

Uma associação de agricultores familiares dos ramais Pernambuco e Pirara, no Projeto de Assentamento Ressaca, em Senador José Porfírio, região da Transamazônica, está sendo criada com o objetivo de buscar recursos para mais investimentos, visando o fortalecimento da agricultura familiar local, que está baseada na cacauicultura.

O processo de criação da entidade está sendo orientado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e a expectativa é que cem famílias participem da associação e sejam beneficiadas com a inserção em políticas públicas.

De acordo com o técnico em agropecuária da Emater, Josué Cavalcante, o impulso na produção de cacau e nas atividades secundárias (pecuária de corte e de leite e produção de frutíferas) nas duas comunidades é importante para a garantia do desenvolvimento sustentável. “Além do serviço de assistência técnica e extensão rural, também trabalhamos com a organização social dos agricultores familiares.

Através dessa associação esses produtores terão acesso a políticas públicas como os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae) para comercialização dos produtos e ainda a habitação e crédito rura.”, enfatiza Cavalcante.  O Projeto de Assentamento Ressaca está situado em Senador José Porfírio, mas é atendido pelo escritório local da Emater de Altamira, pela questão da localização geográfica. No local o órgão assiste a 300 agricultores familiares.

O agricultor César Pereira de Araújo vive no Pirara e tem a produção de cacau como principal fonte de renda, representando cerca de 80% de sua receita familiar. “Vejo a associação como uma grande oportunidade para fortalecer a agricultura familiar nas comunidades por meio de investimentos e vamos poder produzir mais e melhor e com isso, elevar a nossa qualidade de vida”, ressalta Araújo. 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário