EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

ITAITUBA ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA ATRAIR INVESTIDORES

O titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), David Leal, e a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes (PSD), assinaram na quinta-feira, 9, um Termo de Cooperação Técnica para viabilizar a atração de novos investidores ao município do sudoeste paraense, localizado a 890 km de Belém.


O documento tem a síntese da nova política traçada pela equipe da Seicom, dentro das orientações do governador Simão Jatene, de fortalecimento do ambiente de negócios no Pará, agregação de valor econômico à produção local para reduzir as desigualdades sociais, enfatizou o diretor de Desenvolvimento de Indústria da órgão, Rodrigo Garcia, ao explicar os principais eixos da estratégia de retenção de investimentos no estado.

A prefeita Eliene Nunes também conheceu algumas das iniciativas da Seicom lançadas em 2013 para desburocratizar e acelerar a implantação de projetos no estado, por meio do “Selo de Prioridade”, mecanismo ligado ao “Plano de Atração de Novos Negócios” (PANN), instrumentos lançados pelo governador Simão Jatene em São Paulo, em dezembro de 2013, para 300 empresários do Brasil e exterior.

Fechando a exposição, Rodrigo Garcia mencionou as edições do “Guia do Investidor”; o novo Portal do Investpará; o “Guia Industrial do Pará”, elaborado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa); e a “Cartilha Industrial do Pará”, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Sema), todos instrumentos voltados ao melhoramento do chamado “ambiente de negócios” no estado.

O documento permitirá outras parcerias do Governo do Estado, via Seicom, com a prefeitura de Itaituba, já que o município enfrenta o desafio da chegada de investimentos pesados, a exemplo dos portos da região de Miritituba, num total de sete equipamentos, dos quais quatro licenciados e um que começa operar em março deste ano. Também serão construídas cinco hidrelétricas nos limites do município, com investimentos da ordem de R$ 60 bilhões para todo o complexo das obras e infraestrutura, negócios que estão exigindo providências urgentes, desde a elaboração de um Plano Diretor para o município à capacitação de mão de obra.

A equipe da Seicom vai contribuir, tecnicamente, para a efetivação das ações, sem esquecer o foco num projeto de Gestão Territorial Integrado, que já tem pré-projeto habilitado. “Fico feliz de saber como a Seicom está organizada nesta área para nos ajudar a enfrentar os desafios do município. Agora não é mais só a mineração. Temos os portos e as hidrelétricas. Muita gente já está na cidade e mais empresas estão vindo. O Estado já tem nos ajudado com a Sema, com a presença do secretário José Colares, sempre conosco, e agora queremos a Seicom em Itaituba”, lembrou a prefeita Eliene Nunes.

O secretário David Leal disse que Itaituba é um dos seis municípios com maior escala de impacto social, econômico e ambiental do Brasil. “Só o movimento de caminhões sojeiros na BR-163 (Cuiabá-Santarém), será de dois mil veículos por dia, brevemente. Temos que ter um plano de gestão territorial para evitar os problemas de Belo Monte e outros na região. Tudo que a prefeita precisar contará com nosso apoio”, finalizou Leal.

Ainda participaram da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, a secretária adjunta da Seicom, Maria Amélia Enriquez; o diretor de Comércio e Serviços, Airton Lisboa e o coordenador do programa de fornecedores da Fiepa, Marcel Souza, que foram testemunhas do ato de cooperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário