EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PECUARISTAS DO DISTRITO DE FORDLÂNDIA RECEBEM CADASTROS AMBIENTAIS

 
Beneficiados trabalham com gado misto, para corte e leite, e roças de subsistência, como mandioca e milho

Vinte famílias pecuaristas do distrito de Fordlândia, no município de Aveiro, no sudoeste do Estado, devem receber, até o fim de fevereiro, seus Cadastros Ambientais Rurais (CAR). Os documentos estão sendo elaborados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e identificam propriedades, em média com 100 hectares cada uma, localizadas em vicinais da rodovia PA-114, conhecida como Transfordlândia, e em três assentamentos federais: Tapajós, Brasília e Cupari.

A entrega simbólica coincidirá com a inauguração oficial da nova sede do escritório da Emater, de uma antiga casa de madeira para uma em alvenaria e com um endereço mais central, que já está em funcionamento desde dezembro. Os agricultores beneficiados trabalham com gado misto, para corte e leite, e roças de subsistência, como mandioca e milho.

A região inclusive faz parte de uma chamada pública de bacia leiteira do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada pela Emater. “Mesmo sendo áreas de pasto, o desmatamento, na maior parte delas, ainda não atingiu os 50% permitidos por lei. Há bastante mata e a Emater ainda vem estimulando projetos de reflorestamento, a partir de sistemas agroflorestais [safs] que combinem essências florestais, como ipê e mogno”, indica o chefe do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária José Nivaldo Sales.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário